terça-feira, 20 de março de 2012

Hemodiálise já está funcionando no Hospital São José


Foto ilustrativa

Por volta das 6 horas da manhã desta segunda-feira, 19/03, os primeiros pacientes renais de Teresópolis começaram a chegar ao Hospital São José (HSJ), no Alto, para a primeira sessão de hemodiálise. Desde novembro do ano passado, eles faziam o tratamento no Centro de Terapia Renal de Itaboraí, por conta da interdição do setor de nefrologia do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT) pela Vigilância Sanitária Estadual.

Para o tratamento emergencial, o HSJ adaptou um espaço no primeiro andar do Hospital e transformou em setor temporário de hemodiálise, contendo 12 máquinas para atender 72 pacientes em três turnos diários de quatro horas cada, de segunda a sábado. O Diretor Executivo do Hospital São José, Nélisson do Espírito Santo, garantiu que foram respeitadas todas as normas e exigências para o funcionamento do serviço.

Ele anunciou que se encontra em estágio avançado as negociações com o Governo Estadual para a construção de um centro de hemodiálise em Teresópolis. "Estamos cumprindo todas as exigências feitas pelo Governo do Estado para estabelecer um convênio. Assim que for assinado, daremos início às obras o mais breve possível, para entregar o setor entre o final de outubro e o início de novembro".