sexta-feira, 30 de março de 2012

Teresópolis comemora 100 anos da conquista do Dedo de Deus


Dedo de Deus - Foto: Portal Terê - Turismo

A partir da próxima terça-feira, 3 de abril, a Prefeitura de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos promovem o evento “Dedo de Deus 100 anos”, em comemoração ao centenário anos da conquista do pico, símbolo nacional do montanhismo.

O evento contará com diversas atividades entre os dias 3 a 8 de abril, lembrando a grande aventura dos teresopolitanos José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Alexandre e Acácio Oliveira, responsáveis pela escalada que culminou na conquista da montanha em 1912.

Entre as atrações previstas, estão exibições de filmes, exposições, escaladas, homenagens, culto ecumênico no topo do Dedo de Deus e missa em ação de graças, com a participação especial da Orquestra Camerata Thereza Christina.

Também integra a programação a exibição do documentário “Caminho Teixeira”, filmado em Teresópolis no ano de 2009 e que revive a conquista da famosa montanha. Produzido pela 9d Produções com apoio da Secretaria de Cultura, o filme abriu a 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, em 2009, e participou de mostras de filmes sobre esportes de aventura em montanha, além de outros festivais de cinema, dentro e fora do Brasil.