sexta-feira, 4 de maio de 2012

Prefeitura intensifica drenagem profunda pela cidade


Foto: Marco Esteves

Na Rua Rio de Janeiro, em Araras, máquinas e homens da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão realizando serviços de drenagem profunda desde a forte chuva que atingiu a cidade no feriado da Semana Santa. A rede de manilhamento já recebeu reparos em quatro pontos diferentes e nesta quinta-feira, 3, mais trinta metros de galerias estão sendo reassentados. Com diâmetro de um metro cada tubo, a Prefeitura espera acabar de vez com o problema de afundamento de solo no local. A drenagem profunda da rua tem previsão para ser concluída até o fim desse mês.

Na Rua Curumim, no Meudon, também está sendo realizado um serviço de drenagem profunda. São mais de cinquenta metros de tubulação de 80 centímetros de diâmetro e duas caixas coletoras. Nesta quinta-feira, no bairro São Pedro, mais três redes de drenagem de águas pluviais estão recebendo tratamento especial da Prefeitura. Uma na Rua Fileuterpe, outra na Rua São Pedro e uma terceira na Rua Ana Nery, onde a equipe executou a recuperação de drenagem pluvial para substituir as manilhas danificadas e manter o fluxo das águas subterrâneas. Outro serviço realizado no Bairro São Pedro, neste dia, foi a capina e limpeza no entorno da Praça Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Palmira Maria de Oliveira.

O trabalho de drenagem varia de construção de sarjeta (drenagem superficial) à canalização de valetas e vias (drenagem profunda, com assentamento de tubos para passagem de águas pluviais). Esses serviços evitam afundamento de pavimento, erosões e alagamentos.