terça-feira, 7 de agosto de 2012

7º Cultura de Raiz teve grande participação do público


7º Encontro de Cultura de Raiz

No último domingo, dia 5 de agosto, a Casa de Cultura Adolpho Bloch mais uma vez ficou em festa por conta do 7º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012. Promovido pela Secretaria de Cultura, o evento contou com inúmeras apresentações, mostrando o melhor da música do homem do campo. O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 12, foi um dos temas lembrados no programa, que também destacou o Mês do Folclore, genuína manifestação da cultura popular.

Seguindo o formato de sucesso, com cenário de cozinha de roça e formato de programa de auditório, o evento foi comandado pelo engenheiro agrônomo Beto Selig, que deu as boas-vindas ao público e anunciou as atrações, convidando Adão Curió da Viola, que abriu as apresentações artísticas ao lado de Daniel Vieira e Seu Claro. Depois disso, a animação tomou conta da casa até quase duas da tarde.

Segundo tema abordado na 7ª edição do Cultura de Raiz, o Folclore foi lembrado através da apresentação de capoeira do Grupo Senzala, com demonstração de diversos alunos e do contramestre Tião. A manhã de festa teve ainda a participação de Edinar Corradini e Vidocq Casas, declamando poesias, e do palhaço Zé Futrica, que arrancou risadas do público com a canção 'Isqueiro do povo', de sua autoria.

Além das atrações no palco do teatro, a Sala de Dança da Casa de Cultura também ficou movimentada durante toda a manhã. No local, o público pode conferir estandes com vendas de diversos artigos em artesanato, quitutes, produtos da Feira Agroecológica, da técnica do Alimento Vivo – que preserva o sabor original dos alimentos, além do estande do Lar Tia Anastácia.

O Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009 e tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz. Ao todo, já foram realizadas 37 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.

Participaram do 7º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Beto Selig, Adão Curió da Viola, Seu Claro, Daniel Vieira, Roninho, Manoel da Gaita, Wagner Tadeu, Giane, Maria Eduarda, Wanda Pinheiro, Zé Luiz, Amado Rodrigues, Moacir Monteiro, Vera Boccard, Moacir Rosa, Ayrton Rebello, Roberto Müller, Jacaré, Zé Rodrigues, Crésio da Vila, Edson Firmino, Tião do Triângulo, Seu Timbira, Deusecílio Edson Firmino, Carmem Bartoly, Geremias Cruz, Luiz Sil, Ivanil Resende, Grupo de Capoeira Senzala (Mestre Elias), Edinar Corradini, Zé Futrica, Jorge Viajante, Mario do Violão, Monteiro, Vidocq Casas, Paulo Medeiros, Maria de Mello Pereira, Clotilde Soares, Ivanil Resende e Fernando Caramujo.