sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"Manifesto da Cidadania" para os candidatos a prefeito de Teresópolis

Na próxima segunda-feira (03/09) o Fórum da Agenda 21 de Teresópolis fará a apresentação e entrega do “Manifesto da Cidadania” para todos os candidatos a prefeito de Teresópolis. O documento, pautado em anos de trabalho e dedicação de diversos grupos da sociedade civil organizada, foielaborado com base em dados e indicadores: da Agenda 21 Teresópolis, do Movimento Nossa Teresópolis, Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis, Propostas da 1ª CONSOCIAL – Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, Carta de Teresópolis(I Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos – CEAT), Compromissos de Campanha de Candidatos a Prefeito – comunidade do 2º Distrito, Carta ao Vice-Governador (AVIT) e Plataforma Cidades Sustentáveis.

O “Manifesto da Cidadania” ponta deficiências e remete diretamente para um conjunto de políticas públicas essenciais e que necessitarão ser objeto de planejamento e operacionalização por parte da próxima administração municipal. Assim, o documento foi organizado pelas seguintes políticas, consideradas prioritárias:

1. Política para a Gestão Municipal e Urbana Participativa e Eficaz;
2. Política para a Criança e o Jovem;
3. Política para a Mulher;
4. Política de Habitação; e
5. Política de Trabalho, Emprego e Renda

O objetivo do “Manifesto da Cidadania” é assegurar a continuidade das políticas públicas e gestão municipal. Uma gestão articulada e compartilhada entre Estado e sociedade democratizando os processos decisórios e garantindo, efetivamente, a participação da sociedade. Contribuindo para impedir a descontinuidade administrativa com as mudanças de governo, equilibrar a competição intra e intergoverno e diminuir a resistência da classe política e dos próprios cidadãos à institucionalização da participação social, de todos.

O evento será realizado no dia 03 de setembro de 2012, às 19 horas, no auditório do UNIFESO.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tour do Rio chega a Teresópolis. Veja como fica o trânsito

Tour do Rio em Teresópolis - Foto: Marco Esteves

Maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, o Tour do Rio chega a Teresópolis nesta sexta-feira, 31. Os competidores chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava, seguindo pelo centro da cidade até a Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, na Várzea. No local será montada uma estrutura de apoio ao evento que contará com diversas atividades nos intervalos da prova, além de sorteio de 10 bicicletas. Os atletas passarão ainda por Rio das Ostras e retornam ao Rio de Janeiro, onde termina o percurso, no dia 2 de setembro.

O Tour do Rio chega a 3ª edição com 10 equipes brasileiras e estrangeiras, totalizando mais de 100 atletas. A prova vai reunir ciclistas do Brasil, África, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal. Os competidores vão percorres 806 km ao longo do estado do Rio de Janeiro, passando por cinco cidades.

Entre a saída na capital fluminense, no dia 29 de agosto, e o retorno, no dia 2 de setembro, os ciclistas vão passar por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras. Durante cada dia, será disputada uma etapa, em percursos que vão de uma cidade à outra, em meio a cenários deslumbrantes de mar, serra, fazendas coloniais e muitas outras paisagens.

Os competidores chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava, entre 14h e 15h, seguindo pelo centro da cidade até o pátio da Prefeitura, na Várzea, onde serão promovidas diversas atividades, entre elas, o projeto Adeus Rodinhas, que prevê um trabalho especial para o desenvolvimento da psicomotricidade, de autoestima e conquista da segurança para crianças que ainda não pedalam sem a proteção das rodinhas de apoio.

Os ciclistas vão permanecer na cidade até o dia 1º de setembro, seguindo, logo depois, para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h. Todo o trajeto dos atletas será acompanhado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, para segurança dos competidores e a organização do trânsito.

Esquema de trânsito

Os competidores chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava, entre 14h e 15h, seguirão pela Av. Presidente Roosevelt até a Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea, que estará interditada. Eles vão passar pela Av. Lúcio Meira, sentido Alto, em direção à Prefeitura, onde fica a linha de chegada.

No Centro, o trânsito vai ficar em meia pista da Av. Lúcio Meira, na altura da Rua Francisco Sá, até a Cedae, na Feliciano Sodré, onde o tráfego vai seguir pela contramão até a altura da Rua Nova Friburgo, quando volta para a mão normal seguindo para o Alto. Para quem precisar ir para São Pedro, deve seguir pela Lúcio Meira e passar direto para a Rua Tenente Luiz Meirelles, sem passar pela Rua Djalma Monteiro, que também estará interditada.

O motorista que vier do Corta Vento ou do Panorama, sentido Várzea ou São Pedro, deverá seguir pela Rua Carmela Dutra até a Rua Magé, retornando sentido Várzea até o cruzamento da R. Tenente Luiz Meirelles com a Av. Feliciano Sodré e acessar à direita se for para São Pedro. Se o destino for a Várzea, basta continuar na Feliciano Sodré. Esses desvios acontecem entre 14h e 16h.

Os ciclistas permanecerão na cidade até o dia 1º de setembro, quando seguem para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h. Neste dia, entre 7h e 8h, o trânsito será na contramão na Rua Rui Barbosa, acessando a Rua Carmela Dutra em direção ao Alto.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estudantes de Direito discutem Sustentabilidade Ambiental


Sustentabilidade Ambiental - Foto: Unifeso

Há dois meses o professor Nilton Cezar Flores, da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou no Rio de Janeiro o livro “A Sustentabilidade Ambiental em suas múltiplas faces”, juntamente com os professores Ana Alice de Carli e Pedro Saavedra Avzaradel, do curso de Direito, e Nelsom Jose Veiga de Magalhães, do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e colaboradores da obra. Foi em torno do tema do livro que aconteceu, no dia 23 de agosto, um bate-papo entre estudantes e professores do curso de Direito do UNIFESO com o autor e convidados.

“O bate-papo com o autor é um evento já tradicional do curso de Direito e que prima pela informalidade”, disse a professora Tania Barone, coordenadora do curso, ao abrir o evento que também contou com a presença do professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Graduação; e da professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), além dos professores convidados Ana Paula Caldeira, doutoranda em Direito Público; Pedro Avzaradel e Ana Alice de Carli, do UNIFESO. No encontro, o professor Nilton Flores destacou a importância da multidisciplinaridade nessa temática. “Se você observarem, o livro buscou pontos de convergência para a sustentabilidade dentro das diversas áreas do conhecimento”, contou.

Sobre a obra

O livro consiste em um conjunto multidisciplinar de reflexões sobre a sustentabilidade ambiental, considerando os constantes sinais de exaustão do meio ambiente em razão da falta de cuidado da humanidade em relação a ele. A obra coletiva, que faz parte de um projeto de pesquisa apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo democratizar questões relevantes à construção de uma cidadania ecológica.

“A obra, de altíssima qualidade, possui a felicidade de reunir três professores do UNIFESO como autores, demonstrando que a Instituição está bem servida de pensadores dedicados às questões que envolvem a sustentabilidade, conceito central no seio de todas as ciências atualmente, indispensável para construção de uma nova sociedade e para a manutenção de um ambiente ecologicamente equilibrado. Por essa razão, o livro merece ser brindado e celebrado tanto pelos docentes como pelos discentes”, destacou o professor Pedro Saavedra, que assina o oitavo artigo do livro, intitulado ‘Desenvolvimento Sustentável e Regularização Fundiária: impasses diante da tutela ambiental e da provável alteração do Código Florestal Brasileiro’.

Já a professora Ana Alice contribuiu com o artigo que inicia a obra, intitulado ‘Educação Ambiental como Premissa Inafastável à Sustentabilidade do Acesso à Água Potável: para as gerações presentes e futuras’. Por sua vez, o professor Nelsom Veiga, escreveu o nono artigo, ‘Desenvolvimento Sustentável de Novos Produtos’.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Público da Feport contará com ônibus e vans extras

A XXIX Feport, que terá quatro dias de diversão para todas as idades, começa nesta quinta, 23, no Parque de Exposições, em Albuquerque, e o público poderá contar com cerca de 50 ônibus e 11 vans para se deslocar para o local.

De acordo com informações da Viação Dedo de Deus, os ônibus serão colocados à disposição da população em diversos bairros da cidade, como Meudon, São Pedro e Caleme. Também sairão ônibus da Rodoviária. De quinta até sábado, os transportes públicos extras sairão a partir das 20h e, no domingo, dependendo da demanda, começam a sair na parte da tarde. O horário de retorno vai depender do término dos shows.

A Terecoop informou que 11 vans vão percorrer o trajeto Centro – Albuquerque e que o local e horário de saída serão definidos em reunião que será realizada nesta quarta-feira, à noite.

Vestibular Agendado do UNIFESO: inscrições abertas

Diversos cursos disponíveis - Foto: Unifeso

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) para o primeiro semestre de 2013. Os candidatos podem optar pelos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia.

As inscrições podem ser feitas pelo site ou no Campus Sede. Na inscrição o candidato deve preencher a ficha, optar pelo Vestibular Agendado, retirar o boleto e pagar a taxa de R$ 30 em unidade bancária ou na Tesouraria da FESO, no Campus Sede. Vale lembrar que quem se inscreveu para a prova do dia 1º de julho e por algum motivo não pôde comparecer está isento do pagamento de taxa de inscrição no Vestibular Agendado. Após inscrever-se, o candidato deverá dirigir-se à SEGEN, de segunda a sexta, das 9h às 12h ou das 14h às 19h levando o comprovante de inscrição, cópia da identidade, histórico escolar ou comprovante de Conclusão do Ensino Médio, CPF e caneta esferográfica azul ou preta para fazer a Prova de Redação.

O resultado será divulgado 72 horas após a realização da prova, através do site, devendo o candidato efetuar sua matrícula de imediato para garantir a vaga. As matrículas serão efetuadas de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, na SEGEN.

O Vestibular Agendado permite ainda o ingresso pelo ENEM, com inscrição pelo site ou na Gerência de Comunicação e Marketing. Após o pagamento da taxa, o candidato deverá dirigir-se à SEGEN levando a comprovação de aprovação no ENEM com média igual ou superior a 6 (seis), identidade, CPF e comprovante de conclusão do ensino médio, para preenchimento da ficha de candidato às vagas do ENEM, das 9h às 12h ou das 14h às 19h, e efetuar a matrícula. No momento da matrícula o candidato pode reoptar para qualquer outro curso (exceto Medicina), de qualquer área, desde que haja vaga.

Outras formas de acesso aos cursos do UNIFESO são transferência interna, transferência externa, religamento e reingresso. Os editais estão disponíveis no site do Centro Universitário.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Inaugurada Passarela no Soberbo


Passarela Manoel Ferreira de Mello - Foto Jeferson Hermida

Uma caminhada na manhã deste domingo, 19/08, marcou a entrega à população da Passarela Manoel Ferreira de Mello, construída pela Prefeitura na Avenida Rotariana, na altura da portaria da sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Soberbo.

Instalada numa das laterais da ponte sobre a Piscina Sloper e contando com acessos, guarda-corpo e iluminação, a passarela vai beneficiar moradores e praticantes de caminhada e corrida que passam pelo local diariamente. A obra contou com autorização do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável.

Homenagem

O nome da Passarela é uma homenagem ao construtor Manoel Ferreira de Mello, alagoano que veio para Teresópolis em 1930. Manoel do Parque, como era conhecido por morar no Parque do Imbuí durante muitos anos, contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Entre suas principais obras consta a sede da Associação Atlética Banco do Brasil, na Ermitage. O construtor faleceu em 2006, deixando três filhos e quatro netos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Começa Sábado campanha de multivacinação infantil


Diversas vacinas oferecidas - Imagem ilustrativa

Tem início neste sábado, 18, a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil. As crianças de zero a 5 anos incompletos, que não estiverem com o seu calendário de vacinas em dia, deverão ser levadas aos postos de saúde, das 8h às 17h. É indispensável apresentar a carteira de vacinação, para que os profissionais de Saúde verifiquem qual vacina a criança deverá receber.

Serão aplicadas vacinas contra vários tipos de doença, como pneumonia, tuberculose, meningite, rotavírus, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e a tríplice bacteriana (contra difteria, tétano e coqueluche). Também estarão disponíveis a segunda dose da vacina contra paralisia infantil, em gotas, a injetável contra poliomielite e a pentavalente, que em uma só dose reúne a proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, influenza e hepatite B.

Neste sábado, 18, estarão funcionando 20 pontos de vacinação: PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa/Quinta Lebrão, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras e Rosário – na cidade, em Vargem Grande e Venda Nova – no interior.

Também estarão abertas para a imunização as Unidades Básicas de Saúde de Albuquerque – na cidade, e de Bonsucesso, Vieira, Pessegueiros e Volta do Pião/Água Quente – no interior. Na Várzea, estarão funcionando o Centro de Saúde e o Centro Materno Infantil, e no bairro de São Pedro, a Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Abdallah, no complexo do Tiro de Guerra.

Depois, a vacinação continua até o dia 24 de agosto, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos postos de saúde.

Secretaria de Cultura abre vagas para curso de Teoria Musical


Curso de Teoria Musical - Imagem ilustrativa

A Secretaria de Cultura de Teresópolis está reabrindo o curso de Teoria Musical. As aulas acontecerão às quintas-feiras, das 16h às 17h, no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja – Alto), sob o comando do professor Márcio Pombo, titular também do curso de piano. As inscrições para a nova turma já estão abertas e podem ser feitas no próprio Centro Cultural, de segunda a sexta, das 14h às 19h.

Para se inscrever, é necessário levar cópia de um comprovante de residência e da identidade e uma foto 3x4. No caso de estudantes, é necessária também a apresentação da declaração escolar. As vagas são limitadas e para ambos os sexos, sem limite de idade. Mais informações pelo telefone 3642-1061.

Atualmente, são oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Cultura, 23 cursos diferentes, nas mais diversas modalidades artísticas, atendendo a quase mil alunos.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hemonúcleo Teresópolis está com estoque baixíssimo


Doe sangue - o próximo a precisar pode ser você...

O Hemonúcleo de Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos para reforçar o seu estoque, que se encontra baixíssimo, em especial A negativo, O e B, tanto positivo quanto negativo.

Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Telefone: (21) 3641-5872.

Sirenes do Sistema de Alerta funcionam em simulado


Sirenes funcionaram em simulado - Foto de Arquivo

As 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em Teresópolis funcionaram perfeitamente durante o exercício simulado mensal realizado na manhã desta sexta, 10/08. Todas soaram depois de acionadas por sistema remoto, através da internet, da Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca.

Coordenado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, o teste mensal foi acompanhado pela equipe da Defesa Civil Estadual, por integrantes da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis e da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, vinculada ao Sistema Nacional de Defesa Civil. Contou, ainda, com a atuação dos agentes de Defesa Civil e dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), posicionados nas 12 comunidades onde o sistema se encontra instalado.

No treinamento, agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, são treinados para agir em casos de alerta de chuva. Por meio de aparelhos celulares eles são avisados quando as chuvas atingem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, são responsáveis por conduzir os moradores a locais seguros predeterminados.

Teresópolis conta com 21 equipamentos do Sistema de Alerta e Alarme em 13 comunidades: Santa Cecília (1), Rosário (2), Perpétuo (2), Pimentel (1), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Quinta Lebrão (2), Fischer (1), Granja Florestal (2), Caleme (2), Caxangá (1) e Corta Vento (1). Já os Núcleos Comunitários de Defesa Civil estão implantados em 17 comunidades, reunindo 227 voluntários treinados.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sesc Rio oferece vagas para portadores de deficiência


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

12º Encontro de Veículos Antigos em Agosto


Evento em 2010 - Foto de arquivo - Portal Terê

Uma exposição de carros das décadas de 20, 30, 40 até 80, originais e modificados, vai agitar a Praça Olímpica Luiz de Camões entre os dias 24 e 26 (sexta a domingo) deste mês. Os melhores veículos de cada categoria vão receber troféus. Também será premiado o melhor carro antigo do encontro.

Será a 12ª versão do evento, segundo o organizador da exposição, Joel Seixas, são esperados cerca de 160 automóveis antigos, das mais variadas marcas e estilos. Inicialmente os carros ocuparão a parte baixa da Praça Olímpica, mas dependendo das necessidades as ruas do entorno serão fechadas para que mais veículos possam participar da mostra. No domingo a exposição poderá ser estendida até a Avenida J.J. Regadas que, nesse caso, será fechada ao trânsito.

Além da participação no evento, os antigomobilistas, vão participar de um jantar dançante e terão à disposição uma van que vai percorrer os pontos de maior interesse turístico de Teresópolis.

A abertura da exposição vai acontecer às 19h30min de sexta-feira (24) no teatro da Prefeitura. Estarão presentes o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Henrique Thielmann e presidentes de clubes de todo o país.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

7º Cultura de Raiz teve grande participação do público


7º Encontro de Cultura de Raiz

No último domingo, dia 5 de agosto, a Casa de Cultura Adolpho Bloch mais uma vez ficou em festa por conta do 7º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012. Promovido pela Secretaria de Cultura, o evento contou com inúmeras apresentações, mostrando o melhor da música do homem do campo. O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 12, foi um dos temas lembrados no programa, que também destacou o Mês do Folclore, genuína manifestação da cultura popular.

Seguindo o formato de sucesso, com cenário de cozinha de roça e formato de programa de auditório, o evento foi comandado pelo engenheiro agrônomo Beto Selig, que deu as boas-vindas ao público e anunciou as atrações, convidando Adão Curió da Viola, que abriu as apresentações artísticas ao lado de Daniel Vieira e Seu Claro. Depois disso, a animação tomou conta da casa até quase duas da tarde.

Segundo tema abordado na 7ª edição do Cultura de Raiz, o Folclore foi lembrado através da apresentação de capoeira do Grupo Senzala, com demonstração de diversos alunos e do contramestre Tião. A manhã de festa teve ainda a participação de Edinar Corradini e Vidocq Casas, declamando poesias, e do palhaço Zé Futrica, que arrancou risadas do público com a canção 'Isqueiro do povo', de sua autoria.

Além das atrações no palco do teatro, a Sala de Dança da Casa de Cultura também ficou movimentada durante toda a manhã. No local, o público pode conferir estandes com vendas de diversos artigos em artesanato, quitutes, produtos da Feira Agroecológica, da técnica do Alimento Vivo – que preserva o sabor original dos alimentos, além do estande do Lar Tia Anastácia.

O Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009 e tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz. Ao todo, já foram realizadas 37 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.

Participaram do 7º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Beto Selig, Adão Curió da Viola, Seu Claro, Daniel Vieira, Roninho, Manoel da Gaita, Wagner Tadeu, Giane, Maria Eduarda, Wanda Pinheiro, Zé Luiz, Amado Rodrigues, Moacir Monteiro, Vera Boccard, Moacir Rosa, Ayrton Rebello, Roberto Müller, Jacaré, Zé Rodrigues, Crésio da Vila, Edson Firmino, Tião do Triângulo, Seu Timbira, Deusecílio Edson Firmino, Carmem Bartoly, Geremias Cruz, Luiz Sil, Ivanil Resende, Grupo de Capoeira Senzala (Mestre Elias), Edinar Corradini, Zé Futrica, Jorge Viajante, Mario do Violão, Monteiro, Vidocq Casas, Paulo Medeiros, Maria de Mello Pereira, Clotilde Soares, Ivanil Resende e Fernando Caramujo.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Oficina abre a Semana Mundial da Amamentação na cidade


Início da campanha nessa quarta

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2012 em Teresópolis será aberta oficialmente nesta quarta, 1º de agosto, com uma oficina educativa direcionada às gestantes e mães atendidas no Centro Materno Infantil (Avenida Feliciano Sodré, 1130 – Várzea). A atividade terá início às 10h, dentro do tema da campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno: “Entendendo o passado – planejando o futuro”.

Palestras, debates, exibição de vídeos e jogos educativos são algumas ações que estão sendo planejadas pelas unidades de saúde do município para incentivar essa prática que garante a saúde de mães e bebês. As ações serão realizadas até o dia 7 de agosto.

Entre as atividades a serem realizadas no PSF da Beira Linha estão exposição de fotos com mães amamentando, exibição de vídeos educativos na sala de espera e bate-papo com as mães sobre a importância da amamentação nos primeiros seis meses de vida e após este período. Durante a semana, agentes comunitários do PSF de Pimenteiras farão visitas domiciliares para conscientizar as famílias sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê; e no dia 6 oferecerá café da manhã para a sua clientela, com exibição de vídeo sobre promoção e apoio ao aleitamento materno. Já a Unidade Básica de Saúde de Vieira, no interior do município, realizará, no dia 7, atividade educativa com mães e gestantes, abordando mitos na amamentação, planejamento familiar e manejos de amamentação.

Uma conferência sobre o tema “Amamentação em Teresópolis: entendendo o passado, vivenciando o presente, investindo no futuro” acontecerá na sexta-feira, 3 de agosto, às 18h, na Sociedade de Ciências Médicas (Rua Wilhelm Christian Kleme, 680 – Ermitage). A palestrante será a Chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, responsável pela tradição que Teresópolis mantém, há mais de 20 anos, na sensibilização e conscientização de gestantes e mães para a prática do aleitamento materno no município.

Dramatização sobre o diálogo entre duas gerações, balé das mães e seus bebês, apresentação da cantora Pámela Rezende e homenagem à madrinha da campanha em Teresópolis fazem parte da solenidade.