sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Hospital de Bonsucesso recepciona estudantes do Unifeso

Recepção no HFB - Foto: Unifeso

Estudantes do décimo período do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram, no dia 15 de janeiro, de uma recepção realizada pela Direção Geral e pelo Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB).

A atividade teve como objetivo a adaptação e a integração dos alunos que vão participar do programa de internato ao novo ambiente. Para isso, o presidente do CEAP, doutor Paulo Fernandes, apresentou o HFB em toda sua extensão e complexidade, explicou o que é a Residência e falou sobre a importância dos acadêmicos conhecerem todas as especialidades para realizarem suas escolhas profissionais.

Durante o programa, os alunos do UNIFESO vão contar com trinta preceptores. As coordenações estão divididas nas seguintes clínicas: Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral A, Cirurgia Geral B, Pediatria e Berçário.

Campo de estágio

Durante todo o ano de 2009, o UNIFESO, através do Centro de Ciências da Saúde e do Hospital das Clínicas Costantino Ottaviano (HCTCO) desenvolveu uma negociação com o Hospital Geral de Bonsucesso (hoje Hospital Federal de Bonsucesso) que resultou na celebração de um convênio possibilitando a inserção de estudantes dos cursos da área da saúde, especialmente Medicina, como estagiários de internato naquele hospital.

A iniciativa do UNIFESO partiu do diagnóstico da necessidade de melhorar as condições do internato médico, em mais um esforço de oferecer as melhores condições de formação aos estudantes. Depois de muita análise por parte da direção e do corpo clínico do HFB, conseguiu-se o objetivo, o que permitiu a criação de um novo campo de prática em uma unidade hospitalar de alta complexidade, em condições de complementar o que é oferecido pelo HCTCO. De sua parte, o UNIFESO investiu na contratação de serviços e viabilizando obras necessárias à implantação do projeto.

O HFB

O antigo HGB, hoje Hospital Federal de Bonsucesso, é o maior hospital da rede pública do Estado do Rio de Janeiro em volume geral de atendimentos, sendo categorizado como hospital geral com porta hospitalar de emergência e reconhecido como Centro Regional Terciário. Além disso, é considerado referência em Oftalmologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Atendimento à Gestante de Alto Risco e atendimento de alta complexidade como transplante de rins, fígado e córnea. É para este cenário hospitalar que o UNIFESO está enviando suas turmas de estagiários do Internato Médico, numa iniciativa de aprimoramento da formação clínica e cirúrgica de seus estudantes.