sábado, 10 de agosto de 2013

Conselho debate Plano de Habitação municipal


Conselho Municipal da Cidade - Foto: Marco Esteves

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira, 8/08, no Teatro Municipal, integrantes do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis participaram do primeiro debate sobre o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O Plano faz um diagnóstico habitacional do município e dá suporte ao Executivo Municipal para priorizar áreas de déficit habitacional e infraestrutura, criando condições para melhorar a qualidade de vida da população.

Direcionada aos conselheiros municipais e aberta à participação do público em geral, a assembleia reuniu 22 participantes e abordou os dois primeiros capítulos do PLHIS, dividido em quatro módulos. Todo o documento, elaborado pelo Urbes (Instituto de Políticas Públicas Urbanas), empresa contratada pela Prefeitura através de licitação, já está finalizado, restando apenas a apreciação e parecer do Conselho da Cidade.

Segundo o secretário de Planejamento, Luiz Fernando Souza Filho, que é presidente do conselho, a reunião é conseqüência da Audiência Pública realizada no dia 18 de julho, quando foi apresentado o diagnóstico do plano. “O PLHIS é necessário para que o município tenha acesso ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, vinculado ao Ministério das Cidades, que oferece recursos para projetos habitacionais. Por isso precisamos andar com o projeto, que já está pronto e será votado no próximo dia 29 de agosto, em reunião ordinária”, explicou.