terça-feira, 25 de março de 2014

1º Grito Rock de Teresópolis terá 23 bandas

Reunião com as bandas - Foto: Romildo Pires

No próximo fim de semana, Teresópolis ficará movimentada por conta do 1º Grito Rock, festival promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. O evento será realizado de sexta a domingo, dias 28, 29 e 30 de março, na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, com a participação de 23 bandas, vindas de diversos lugares do Brasil.

O festival seguirá os moldes do Grito Rock Mundo, festival colaborativo e integrado, idealizado pela rede Fora do Eixo e realizado desde 2003 na época próxima ao carnaval. Em 2014, o festival chega à 12ª edição, conectando o interior do Brasil e vários países da América Latina, Europa, África e América do Norte, entre fevereiro e março. No ano passado, foram mais de 300 cidades integradas ao evento. E, este ano, a meta é alcançar 400 cidades em 40 países. É a primeira vez que Teresópolis participa do evento.

As inscrições para o evento em Teresópolis foram realizadas entre fevereiro e março e mais de 90 bandas se habilitaram a participar. Devido à alta procura, foi necessário realizar um processo seletivo para definir as bandas participantes. E, a partir daí, foram selecionadas 23 bandas, priorizando as de Teresópolis e da Região Serrana.

Representando Teresópolis, vão participar as bandas Código, Vintage, Stone in Head, Blanchez, Lúpulos e Maltados, Arthur Moreira Band, Distorcism, Jahguasoul, Redquarter, Vulture Wings, ADL, Motor Riff, Six Seven Hate, Nunca se Renda e Sob Cerco. Além destas, também haverá bandas de outros municípios e até de outros estados. Entre os estilos, os mais variados possíveis, como blues, hardcore, instrumental, metal, pop, R&B, reggae, rock, ska, hip-hop, etc.

Com duração de três dias, o evento terá apresentações na sexta-feira, 28/03, a partir das 18h; no sábado, 29, a partir das 17h; e no domingo, 30, a partir das 15h30. Cada banda terá 40 minutos para se apresentar. Para garantir o conforto dos participantes e do público, será montado um palco 12m x 8m no anfiteatro da Casa de Cultura, incluindo moderna estrutura de som e iluminação. Haverá ainda praça de alimentação montada na Praça Juscelino Kubitschek, e estandes de artesanato. Além disso, serão montados estandes para que as próprias bandas possam explorar suas marcas e comercializar produtos afins, como camisetas, CDs, etc.

“Será a primeira edição do projeto em Teresópolis e nossa expectativa é de grande sucesso. O festival vai atingir um público diferenciado, aproveitando esse espaço democrático para a divulgação das bandas de Teresópolis e os nossos artistas. E isso sem falar que o evento será aberto a variados estilos, do rock ao instrumental, comprovando, mais do que nunca, a versatilidade da cultura. Que seja o primeiro de muitos”, afirmou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.