sexta-feira, 25 de abril de 2014

Veterinária do UNIFESO recebe prêmio por trabalho


Cadela schnauzer - Foto ilustrativa
 
O concurso de Melhor Artigo Científico (das edições 103 a 108) promovido pela revista Clínica Veterinária premiou o relato de caso “Desvio portossistêmico extra-hepático congênito em cadela schnauzer miniatura”, de professoras e egresso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O trabalho foi publicado na edição 105 da revista (julho e agosto de 2013), de autoria de Gustavo Pinto Paiva, egresso do curso de Medicina Veterinária e das professoras Maria Leonora Veras de Mello, Maria Eduarda Monteiro Silva e Denise de Mello Bobany.
 
De acordo com a professora Denise, “o tratamento foi quase todo feito na clínica do Dr. Ragnar Franco Schamall, em Petrópolis, conveniada com o UNIFESO. Após a introdução da medicação homeopática a cadela passou a ser tratada pela professora Maria Leonora e se tornou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Gustavo”. Ela ressalta a preocupação em publicar os TCCs dos graduandos do curso como forma de incentivar a pesquisa científica nos discentes, divulgar o nome da Instituição e produzir novos conhecimentos para os profissionais da área. “Essa premiação é um incentivo para aumentarmos o interesse da comunidade acadêmica em publicações”, completou.
 
Os artigos que participaram dos concursos foram avaliados por consultores e por leitores. O trabalho do grupo do UNIFESO foi contemplado com uma inscrição para o Congresso da Anclivepa 2014 que, por unanimidade entre as professoras, ficará para Gustavo.