terça-feira, 20 de maio de 2014

Atletas de 4 estados no Carioca de Corridas de Montanha


Atletas de diversos estados - Foto: Ramon Pózes

Duzentos e oitenta atletas testaram sua resistência durante a IV Etapa do Campeonato Carioca de Corridas de Montanha, realizada neste domingo, 19, na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Ao todo, a prova reuniu em torno de 400 participantes, entre corredores, equipes de apoio e familiares, de mais de 20 cidades do Estado do Rio de Janeiro, e também de municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A competição

Com graus de dificuldade variados, a competição em Teresópolis teve dois percursos: um curto, com seis quilômetros de extensão, e outro longo, de 12 quilômetros. Os atletas, na faixa etária de 16 a acima de 60 anos, correram em trilhas pelas localidades de Santa Rita, Arrieiros, Santana e arredores, no 2º Distrito.

Correndo há cinco anos, o atleta Luiz Nei Resende, da cidade de Resende Costa/MG, chegou em 1º lugar no percurso curto, pela equipe Correndo para Cristo. “O percurso é bem difícil, com muito morro e estrada batida. Venci a primeira etapa da competição, em Penedo, depois fiquei duas fases sem participar, e agora venci esta, em Teresópolis. Tomara que também vença nas próximas etapas para pontuar mais”, comemorou.

A etapa de Teresópolis contou ainda com uma prova infantil, competição simbólica onde um pequeno grupo de crianças, familiares dos atletas, se divertiu correndo. O estudante Rafael Borges Manger, de 13 anos, veio de Nova Friburgo com a família, acompanhando o tio, Mauro Araújo, que disputou oficialmente a competição. “Pretendo continuar praticando o esporte”, disse.

O Campeonato Carioca de corridas de montanha teve início em fevereiro e já passou por Penedo, Maricá e Petrópolis. Depois de Teresópolis, o circuito continua no dia 15 de junho em Petrópolis, seguindo para Maromba/Itatiaia em 14 de setembro, depois para Sana/Macaé, em 16 de novembro, e encerrando em Paraty, no dia 14 de dezembro.

O resultado final da IV Etapa do Campeonato Carioca de Corridas de Montanha, com a pontuação dos atletas, individual e por equipes, pode ser conferido no site www.corridasdemontanha.com..br.