quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dia Mundial de Doação de Leite Humano


Leite materno - Foto ilustrativa

Para comemorar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a Divisão de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima segunda-feira, dia 19, um encontro com um grupo de doadoras. Roda de conversa, confraternização e distribuição de brindes fazem parte da programação, que será realizada a partir das 9h30, no Centro Materno Infantil, na antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Av. Lúcio Meira, 1130 – Várzea).

O município possui um Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano, entregues oficialmente pela Prefeitura à população em agosto de 2011. Funcionando no Centro Materno Infantil, o posto tem como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno na cidade, bem como apoiar e orientar as mães que tenham dificuldades quanto à amamentação.

Teresópolis também conta com dois postos de recolhimento de leite materno, criados para facilitar o fluxo de doações para o Centro de Lactação. Os postos foram implantados pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Saúde Armando de Sá Couto, na Várzea, e na Unidade de Estratégia de Saúde da Família João Dias da Rosa Júnior, na Barra do Imbuí. Um terceiro deverá ser instalado no Centro Municipal de Saúde Dr. Adalberto Otto – o Cemusa, no bairro de São Pedro.

Periodicamente, um veículo da Secretaria de Saúde recolhe os recipientes com o leite doado e encaminha para o Posto de Coleta de Leite Humano, na Várzea, de onde seguem para o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Lá, o leite é processado e qualificado e, depois de pasteurizado, o produto é devolvido para o município, pronto para servir de alimento para prematuros e recém-nascidos internados nos hospitais.