sábado, 31 de maio de 2014

IPTU 2014: Prefeitura envia carnês não retirados


Carnês ainda na Prefeitura - Foto ilustrativa

Tendo em vista o número de carnês de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de 2014 que ainda não foram retirados pelos contribuintes, a Prefeitura decidiu enviá-los pelo correio. A medida está sendo tomada porque, apesar de a entrega acontecer tradicionalmente nos meses de janeiro e fevereiro, e os prazos de distribuição serem amplamente divulgados, muitos contribuintes ainda não retiraram o IPTU de 2014, correndo o risco de ficarem inadimplentes e terem o débito inscrito em dívida ativa, com posterior cobrança judicial.

“Contudo, antes do envio, a Divisão de Tributos Imobiliários está fazendo um levantamento para verificar se o proprietário do imóvel já pagou o imposto. Isso é possível através da internet, onde o contribuinte acessa o site da Prefeitura, imprime a guia de pagamento e faz a quitação na rede bancária ou casas lotéricas”, explica Geraldo de Azevedo Carvalho, secretário municipal de Fazenda.

Estão sendo encaminhados os carnês que não possuem solicitação para entrega por correspondência, e que ainda permanecem na Secretaria Municipal de Fazenda, sem o registro de pagamento. Nesse caso, eles são enviados para o endereço do imóvel, constante no carnê. Junto, o contribuinte recebe um comunicado através do qual é orientado a preencher a ficha de atualização de endereço, a fim de que, no próximo exercício, o IPTU seja enviado através do correio.