terça-feira, 10 de junho de 2014

Professor do Unifeso lança livro de Medicina


Professor Walter Tavares - Foto: Unifeso

O professor Walter Tavares, do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), lançou no dia 4 de junho o livro Antibióticos e Quimioterápicos para o Clínico – terceira edição, revista e atualizada, pela Editora Atheneu. O evento foi prestigiado por dirigentes, professores e estudantes da área de saúde.

Na ocasião o autor ressaltou seu agradecimento pelo apoio da Instituição e a alegria de estar lançando o livro no UNIFESO. “Eu me julgo um semeador. Ao longo de minha vida médica fui juntando conhecimento e me acho no dever de distribuí-lo, como tenho procurado fazer ao longo da minha vida profissional como docente”, declarou o professor Walter Tavares. Ele aposta que esta terceira edição do livro “seguirá o percurso de aceitação e sucesso já alcançados como texto de referência obrigatória na bibliografia médica nacional”.

Sobre o livro

Antibióticos e Quimioterápicos para o Clínico - 3ª edição mantém integralmente a linha didática na abordagem do texto, na sistematização e itemização dos capítulos, que bem definem seu principal objetivo: servir ao médico de qualquer especialidade, aos internos e residentes de Medicina que, no dia a dia do seu trabalho se deparam com quadros infecciosos e que, após firmarem o diagnóstico, necessitam de linha de tratamento a ser seguida.
A obra traz informações atualizadas sobre os medicamentos, sua ação e seus mecanismos sobre o agente infeccioso, as alternativas possíveis quando do aparecimento de patógeno resistente e os potenciais efeitos adversos produzidos pelo fármaco, além de informações sobre o antimicrobiano que melhor se ajuste à faixa etária do paciente, seus eventuais limites, ao se considerar as intercorrências de doenças de base clínica ou cirúrgica, ou fisiologicamente restritivas, como no caso das afecções hepáticas e renais.

Também trata sobre interações medicamentosas e doses de ajuste para o paciente. O livro relaciona os nomes comerciais dos produtos existentes no mercado nacional, encontrados na RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) com sua apresentação genérica, quando disponível, e as especialidades farmacêuticas de referência, de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do Ministério da Saúde do Brasil. Esta 3ª edição compõe-se de 31 capítulos e de um livreto contendo as chamadas Tabelas de Consulta Rápida (são 24 tabelas).