quarta-feira, 23 de julho de 2014

Espaço Mulher comemora 5 anos de existência


Espaço Mulher - Foto: Jeferson Hermida

O Espaço Mulher completa neste mês de julho cinco anos de existência e a comemoração vai contar com uma programação especial na próxima sexta, 25/07, e no sábado, 26, com o apoio das secretarias dos Direitos da Mulher e de Esportes e Lazer. A feira funciona na praça da Matriz de Santa Teresa, no centro, e receberá diversas atividades gratuitas, como palestra, música, dança e oficinas de artesanato e de beleza.

Na sexta, as atividades começam às 10h, com a realização de um Culto Ecumênico que será celebrado pelo monsenhor Antônio Carlos e pelo pastor Sidney de Oliveira. Em seguida, haverá apresentação do grupo de Dança Sênior, das secretarias dos Direitos da Mulher e de Esportes. Às 14h, no CEAC (Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa), a subsecretária de Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da cidade do Rio de Janeiro, Helena Piragibe, vai ministrar uma palestra sobre violência contra a mulher.

No sábado, 26, às 10h, terá música mecânico e show do cantor gospel Gilvan. Às 11h, acontece a apresentação do grupo da 3ª Idade, com o professor Luiz Lizardo. O encerramento será às 15h, com a degustação do bolo de aniversário.

A oficina de beleza, acontece nos dois dias, 25 e 26, a partir das 10h. O material que será usado na atividade será disponibilizado sem custos para os participantes. Já a oficina de artesanato, será no sábado, também a partir das 10h.Criado em 2009 pela Prefeitura, o Espaço Mulher é vinculado à Secretaria dos Direitos da Mulher, reúne 35 expositoras e funciona sextas e sábados, das 9h às 17h, na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, com opções de confecção, artesanato e gastronomia.

O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental e baseando-se nos princípios da Economia Solidária. Além de incentivar a criação de negócios, a feira é uma opção de lazer oferecida à população e visitantes.