sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Dança Sênior faz sucesso no Pedrão


Dança Senior no Pedrão - Foto: Vanusa Lima
 
As Secretarias Municipais dos Direitos da Mulher e de Esportes e Lazer, oferecem gratuitamente mais uma atividade. Baseada em músicas folclóricas, a Dança Sênior vem sendo ministrada nas dependências do Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, pelos professores Jackson Lobato Barbosa e Oridinéia Francisca Fernandes.

Contando com mais de 50 alunos, as aulas acontecem todas as quartas e quintas-feiras pela manhã. Os exercícios estimulam a mobilidade das articulações, movimentos dos músculos, coordenação motora, segurança no domínio do corpo, lateralidade, e facilitam a capacidade respiratória e circulatória, além de aumentar a socialização.

Iniciando no grupo, Vanda Libertina buscou na atividade uma ocupação. “Para mim, está sendo uma terapia, como não trabalho mais, procuro ocupar meu tempo com coisas que fazem bem a mente e ao corpo. Não podemos evitar o envelhecimento, mas podemos exercer influência sobre como envelhecemos”, contou Vanda, que pratica a dança há quatro meses.

Com mais de 80 anos e participando desde o início do programa, dona Efigênia Coelho não perde uma aula. “Estou desde o primeiro dia e esse convívio mudou a minha vida. Se estou triste, saio daqui sorrindo, se estou com dores, venho para cá e logo me esqueço da dor. É um santo remédio! E esta é a melhor opção para fugir da depressão”, disse.

DANÇA SÊNIOR

Criada na Alemanha em 1974 e baseada em músicas folclóricas de diversos povos, a Dança Sênior pode ser lenta ou rápida, sentada ou em pé. Própria para pessoas da terceira idade, porém também aplicável e de grande importância para os mais jovens e/ou portadores de limitações físicas. Praticada em círculos, as músicas são alegres e animadas, com melodias que lembram cantigas de infância, resgatando a memória musical. Produz efeitos preventivos e terapêuticos como melhora da força muscular, diminuição da rigidez articular e o ganho de movimentos coordenados, além da melhora do equilíbrio, postura e marcha.