terça-feira, 2 de setembro de 2014

Aluna do UNIFESO apresenta pesquisa de solos nos EUA

University of Rhode Island - Foto: Divulgação
 
A estudante Thamirys Domingues, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participou do II Congresso Interamericano de Educação em Engenharia Ambiental, realizado na University of Rhode Island (URI) em Kingston, Rhode Island, nos EUA. Expondo sua pesquisa na forma oral, ela foi a única apresentadora que ainda está na graduação, entre profissionais já cursando mestrado e doutorado.
 
“Foi incrível perceber a opinião de pessoas de diversos lugares do mundo sobre o meu curso e a minha carreira e também a percepção da problemática ambiental global de cada um. Essa experiência expandiu a minha visão técnica da área e a minha forma de agir como profissional”, avaliou a estudante. Ela apresentou a pesquisa decorrente do projeto Forma-Engenharia do UNIFESO “Diagnóstico Estrutural dos Solos nos Taludes das Rodovias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Trecho: Carmo - Sumidouro - Teresópolis”, coordenada pela professora Cátia Araujo Farias.
 
Sobre o projeto
 
Em 2012 a professora Cátia Farias teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com isso, o UNIFESO firmou com o Conselho um Protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e de Inovação, que visa propiciar a atuação conjunta das partes na aplicação de políticas estratégicas de governo para a consecução de programas e projetos de capacitação de recursos humanos e de programas e projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, dentro do programa Forma-Engenharia – programa que oferta bolsas para pesquisadores, estudantes de graduação e dos ensino médio e técnico visando a estimular a formação de engenheiros. O Forma-Engenharia nasceu da preocupação de o Brasil sofrer a partir de 2020 um “apagão de engenheiros”.