quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Novo projeto pretende integrar cultura e turismo


Novo projeto turístico e cultural - Foto: Marcelo Rosa
 
Apresentado no último domingo, 16 de novembro, o projeto ‘Caminho em Artes - O grito cultural da cidade’, idealizado pelo paisagista e turismólogo Carlos Alberto Botelho, com a participação da artista plástica Josiane Fonseca. A iniciativa tem o apoio das secretarias municipais de Cultura, de Turismo e de Educação.
 
Realizado no auditório do Hotel Athos, em Araras, o encontro contou com a presença do secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, além de um grupo de pessoas do segmento artístico de Teresópolis.
 
Com a finalidade de levar cultura e arte para as ruas e espaços públicos, disseminando a formação cultural e artística, a iniciativa consiste na definição e institucionalização de um território, onde ruas, praças, pontes, residências, estabelecimentos comerciais e instituições estarão integrados a ele. Nessa área será promovido todo tipo de expressão cultural e artística, como música, dança, artes cênicas e visuais, literatura, pintura, cinema, fotografia, esculturas e outras.
 
O primeiro território demarcado, a princípio, é o bairro do Alto, com percurso começando pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, passando pela Galeria Mosaico das Artes, na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis e seguindo até o Centro Cultural Feso ProArte. Dali continuará até a Casa de Cultura Adolpho Bloch, chegando a Praça Dom Quixote, em Araras. No total, o trajeto tem aproximadamente 2,5km de extensão.
 
Todo o caminho será sinalizado por totens artísticos, com interferência paisagística, e pelo uso de um guarda-sol amarelo identificando o local de cada atividade do projeto. As apresentações artísticas acontecerão nos finais de semana, de acordo com calendário planejado mensalmente para o ano de 2015.
 
Além do apoio da Prefeitura, o projeto conta ainda com as parcerias do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, UERJ, Soarte, Academia Teresopolitana de Letras, Núcleo de Artes Visuais de Teresópolis e vários artistas de todos os segmentos. As atividades do ‘Caminho em Artes’ terão inicio nos dias 29 e 30 de novembro.