quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Oficina sobre Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis


Reciclagem de Resíduos Sólidos - Foto ilustrativa
 
Acontece na terça-feira, dia 22/09, às 17h, uma oficina comunitária para que a população dê sugestões tendo em vista a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O local é o Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso, na Várzea).
 
Obrigatório para todos os municípios brasileiros a partir da Lei Federal 12.305/2010, o documento servirá para resolver a problemática dos resíduos sólidos em Teresópolis. E a população será consultada, através da oficina, a colaborar na elaboração de um planejamento estratégico para os próximos 20 anos.
 
Contratada pela Prefeitura através de licitação, a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais deu início em junho à confecção do Plano. Para a iniciativa são utilizados recursos da Agevap – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Uma equipe técnica da Prefeitura, formada por representantes de várias secretarias, acompanha todo o processo.
 
O plano de resíduos sólidos vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto. O cronograma de produção do documento abrange três etapas: diagnóstico, prognóstico e institucionalização, com realização de oficinas e de audiência pública para que a população possa opinar sobre o assunto. No final, o texto aprovado pelos grupos de trabalho será encaminhado para votação e aprovação na Câmara Municipal de Vereadores.
 
Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone (21) 2742-7763 ou pelo e-mail meioambiente@teresopolis.rj.gov.br
. Localizada no Centro Administrativo Municipal (Av. Lúcio Meira, 375, na Várzea), a Secretaria atende ao público de segunda a sexta, das 12h às 18h.