sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Oficina do Plano de Resíduos Sólidos na terça-feira


Resíduos Sólidos - Imagem ilustrativa
 
Acontece na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, às 18h, mais uma oficina comunitária voltada para a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Desta vez, são convidados a participar e apresentar propostas sobre o destino do lixo no município representantes de associações de moradores e a população da zona rural do município. O local é o Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso, na Várzea).
 
Obrigatório para todas as cidades brasileiras a partir da Lei Federal 12.305/2010, o documento servirá para resolver a problemática dos resíduos sólidos em Teresópolis. E a população está sendo consultada, através da oficina, a colaborar na elaboração de um planejamento estratégico para os próximos 20 anos.
 
Contratada pela Prefeitura através de licitação, a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais deu início em junho à confecção do Plano. Para a iniciativa são utilizados recursos da Agevap – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
 
O documento é dividido em sete etapas, que são chamadas de produtos. A empresa já entregou à Secretaria de Meio Ambiente o produto um, que corresponde à legislação preliminar, e o dois, relativo à caracterização do município. “Essas oficinas são voltadas para a construção do diagnóstico municipal participativo, que é o produto número três e que deverá ser entregue até o próximo mês”, explica o subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça.
 
Coordenador da equipe técnica da Prefeitura responsável pela elaboração do plano, Leandro informa que serão realizadas outras oficinas abertas à população e duas audiências públicas. “A proposta é que a população participe e aprove o plano que, no final, será transformado em legislação municipal da política de saneamento básico de Teresópolis”.
 
Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone (21) 2742-7763 ou pelo e-mail meioambiente@teresopolis.rj.gov.br. Localizada no Centro Administrativo Municipal (Av. Lúcio Meira, 375, na Várzea), a Secretaria atende ao público de segunda a sexta, das 12h às 18h.