sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Conferência sobre as doenças causadas pelo Aedes Eegypti

Conferência no Unifeso - Foto: Unifeso
 
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou no dia 19 de fevereiro a conferência “Doenças Infecciosas e suas (novas) faces: a emergência dos vírus dengue, chikungunya e zika no Brasil”, com a  Profa. Dra. Andréia Patrícia Gomes, médica infectologista  e professora da Universidade Federal de Viçosa. O evento foi realizado em dois horários, para uma plateia formada por alunos e professores.

De acordo com a conferencista, o grande desafio é estabelecer esquemas de proteção como existem para outras doenças que são consideradas sob controle. “Zika e chikungunya são duas viroses muito novas, que chamamos de emergentes. Estamos em um momento em que elas estão em plena atuação, um momento crítico porque está se fazendo uma relação do zika vírus com a microcefalia. É importante que os profissionais de saúde entendam como se dá esse processo e disseminem essas informações na comunidade porque  muitas notícias que estão circulando são falsas, são ruins e isso gera pânico, o que não é bom para nada”, alertou a professora Andréia Patrícia Gomes.
 
A professora Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do UNIFESO, afirmou que o evento foi ao encontro do objetivo do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o zika, promovido pelo governo federal. “Hoje também inauguramos o Ciclo de Debates Atualidades em Saúde, e a ideia é que seja realizado durante todo o ano.”, disse a professora Mariana.
 
O interesse pela palestra foi tão grande que nem todos conseguiram se inscrever e assim a direção do CCS decidiu marcar para o dia 5 de março uma nova edição da conferência. “Entendemos que é muito importante ter esse espaço para discutir dengue, zika e chikungunya e as relações disso com o aumento dos casos de microcefalia no Brasil. Não conseguimos contemplar a demanda, então a professora Andréia volta no dia 5 de março para a mesma conferência e vamos abrir inscrições para todos que não conseguiram se inscrever nesse evento”, informou a professora Mariana Beatriz Arcuri.