sábado, 5 de março de 2016

Casa da Memória, no Centro, foi reaberta ao público

Casa da Memória Arthur Dalmasso - Fotos: Marcelo Roza
 
Após passar por uma reestruturação, a Casa da Memória Arthur Dalmasso, localizada na Praça Baltazar da Silveira, na Várzea, foi reaberta nesta sexta-feira, 4, com três exposições de fotos, documentos e peças históricas, além de pinturas do acervo iconográfico de artistas teresopolitanos.
 
No local, além das mostras e dos espaços de visitação, incluindo as salas de pesquisa digitalizada, de objetos antigos e da linha do tempo, vai funcionar também o setor de patrimônio histórico com digitalização e restauração de documentos e fotos, além de pesquisa. Visitantes podem ainda usufruir da beleza do prédio através da sua arquitetura da década de 20.
 
Para o Secretário de Cultura, Elias Martins, o casarão é, além de tudo, um atrativo para os turistas. “Este é um casarão da década de 20 que atrai muitos turistas sempre querendo tirar foto e conhecer o seu interior. Por isso é importante mantermos todo o acervo bem guardado e cuidado”, comentou. Elias aproveitou a ocasião para agradecer o paisagista Carlos Botelho que contribuiu com a renovação da Casa da Memória, doando mudas de flores para o jardim.
 
A Secretaria de Cultura vem mantendo contato com o INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) a fim de definir o projeto final de recuperação do prédio, para que seja desenvolvido, junto à iniciativa privada, uma parceria através de patrocínio envolvendo as leis de incentivo.
 
Localizada na Praça da Matriz de Santa Teresa, no Centro, A Casa de Memória funcionará de terça a sábado, das 10 às 16h para visitação. O setor administrativo da Secretaria de Cultura funciona a partir de agora no 3º andar do prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Avenida Feliciano Sodré, nº 675, com atendimento  das 9h às 18h.