quinta-feira, 21 de abril de 2016

Audiência pública apresentou Plano de Resíduos Sólidos


Resíduos Sólidos - Imagem meramente ilustrativa
 
Dando continuidade à elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Teresópolis, foi realizada nesta terça-feira, 19, audiência pública para apresentação e apreciação da versão preliminar do documento.
 
O encontro aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, José Carlos Simonini, de ambientalistas, catadores e  representantes da equipe técnica da Prefeitura e do Inea.
 
Os engenheiros ambientais Marcos Borsatti e Maycon Pedott, da empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais, contratada pelo município através de licitação para produção do Plano, fizeram mais uma vez a apresentação de todas as propostas levantadas para melhorar o sistema de coleta de resíduos do município.
 
A elaboração do documento é dividida em sete fases: legislação preliminar, caracterização do município, diagnóstico/prognóstico, versão preliminar, versão final e relatório síntese.
 
O Plano
 
Criado através das demandas apontadas pela população para resolver o problema do lixo em Teresópolis, o Plano de Resíduos Sólidos não trata apenas do lixo urbano, mas também dos resíduos hospitalares, materiais de obra, poda de árvores, além da reciclagem, através da coleta seletiva. Além disso, o plano de resíduos sólidos vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto.
 
O documento tem como conteúdo, entre outros dados, o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no município, contendo a origem, o volume, caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final; e descrever a identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.
 
A iniciativa é obrigatória para todos os municípios brasileiros a partir da Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A população pode consultar o material disponível no site www.agevap.altouruguai.eng.br/teresopolis