terça-feira, 23 de agosto de 2016

Curso voltado para construção civil teve 150 participantes


Mauro Arruda, engenheiro, ministrou as aulas - Foto: Marcelo Rosa
 
Cerca de 150 profissionais participaram, nesta segunda, 22, do curso gratuito de técnicas em construção civil realizado no caminhão-escola, no pátio do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão. A iniciativa aconteceu graças à parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, e as empresas ArcelorMittal e Dafel Comercial de Ferro e Alumínio.
 
“Essa parceria entre o governo municipal e as empresas trouxe uma excelente oportunidade de qualificação para profissionais do meio, como pedreiros, mestre de obras, carpinteiros e serralheiros. Esse é o papel da nossa Secretaria: gerar emprego e renda de qualidade, através da capacitação da mão de obra e da busca de vagas no mercado para a população”, pontuou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marcus Vinícius Ramos (Marcão).
 
Formado em Engenharia há 21 anos, Mauro Arruda ministrou as aulas. “Esse curso traz um apanhado sobre a parte de fundação, tipos de solo e de lajes e soluções técnicas para a construção civil de uma maneira geral, entre outras informações. Esse treinamento roda todo o Brasil, e como são milhares de cidades, é um privilégio para o município que consegue receber o caminhão-escola”.
 
O coordenador do programa no estado, o engenheiro Leonardo Medeiros, destacou que durante este ano o caminhão-escola da ArcelorMittal passará por sete cidades fluminenses, capacitando cerca de 1.500 pessoas, lembrando que o curso existe há oito anos e já formou mais de 15 mil pessoas. O representante da Dafel, empresa parceira do projeto em Teresópolis, Guilherme Coelho, também ressaltou a importância de qualificar os profissionais.