quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Ilustrador de anatomia humana visita o Unifeso


Prof. Dr. Carlos Machado, conceituado ilustrador - Foto: Unifeso
 
No dia 26 de julho o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu o professor doutor Carlos Machado, graduado em 1982 pelo curso de Medicina, atualmente lecionando na Universidade do Texas (EUA) e conhecido como conceituado ilustrador que contribui para as constantes atualizações do Netter Atlas de Anatomia Humana (editado no Brasil pela Elsevier), bem como de toda a coleção Netter. “Dedico-me ao conceito de que a anatomia humana é a fundação para a educação médica. Sem a anatomia e sem a fisiologia é muito difícil se tornar um médico”, afirmou o professor.
 
Em sua apresentação “Pincéis como ferramentas na educação médica: pensando como artista, pintando como médico”, ele contou como desenvolveu interesse pela ilustração educativa, e falou sobre sua experiência como ilustrador médico.
 
O ex-aluno do UNIFESO apresentou exemplos de seu processo criativo e abordou o desafio de criar ilustrações. Vale salientar que ele não apenas desenha, mas cria os modelos de suas ilustrações a partir da dissecção de peças anatômicas, além de um profundo estudo sobre a temática de cada prancha a ser produzida. A palestra lotou dois auditórios (um deles em transmissão) com cerca de 320 pessoas entre estudantes e professores, e foi transmitida ao vivo pela internet através do canal do Youtube Conexão UNIFESO.
 
Estudantes e egressos dos cursos de Medicina e Enfermagem do UNIFESO que acompanharam o evento tiveram a oportunidade de entender melhor como são desenvolvidos os atlas de anatomia e aprofundar seus conhecimentos na área, além de encontrar no palestrante um exemplo de egresso de sucesso. “Quando nos deparamos com um professor tão brilhante formado aqui nos animamos a nos dedicar ainda mais aos estudos e nos capacitarmos para sermos tão bons quanto ele. Também passamos a acreditar mais no potencial de ensino da nossa Instituição”, disse animada a estudante Ana Carolina Batista, do décimo período do curso de Medicina.