terça-feira, 30 de agosto de 2016

Prefeitura e Unifeso realizam ações de saúde em São Pedro


500 atendimentos durante a ação de saúde - Foto: PMT
 
Cerca de 500 atendimentos foram realizados durante a ação de saúde promovida na sexta-feira, dia 26, na Praça dos Expedicionários – a do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro. Atualização do esquema vacinal; orientações sobre como se prevenir contra diversas doenças, como tabagismo e DST; saúde bucal; verificação de pressão arterial e de glicemia; avaliação da capacidade pulmonar; confecção do cartão SUS; imunização de cães e gatos; e cadastro para cadastro de castração animal estiveram entre os serviços oferecidos.
 
Coordenada pelas equipes dos PSFs do Rosário e do Perpétuo, em parceria com o Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, a atividade marcou as comemorações pelo Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, e pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto.
 
“Essa é a primeira ação conjunta através do convênio firmado entre a Prefeitura e o Unifeso, o Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde) e é bastante relevante tanto para a questão acadêmica quanto para a saúde da população”, ressaltou o secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio.
 
A professora do Unifeso, Renata Mendes, destacou a satisfação de promover a ação. “Essa parceria da academia com o serviço público faz parte das diretrizes educacionais preconizadas pelo Ministério da Saúde. É importante proporcionar esse acesso aos moradores, com a participação dos sete cursos de Saúde do Unifeso”.
 
 Aos 74 anos, Alaíde Correia demonstrou disposição ao participar da ação. “Tomei as vacinas que precisava, verifiquei a pressão e está tudo ótimo comigo. Sempre que tiver esses serviços aqui, eu vou participar. A gente tem que cuidar da nossa saúde”, comentou a aposentada.