quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Professor assume presidência de Associação Mundial de Veterinários


Site da WAVA - Reprodução de Internet
 
O Prof. Dr. Marco Sampaio, professor de Anatomia Animal do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), assumiu a presidência da Associação Mundial de Anatomistas Veterinários (WAVA). O professor já fazia parte do conselho executivo da entidade há oito anos, exercendo por dois mandatos o cargo de vice-presidente.
 
Primeiro brasileiro a participar da direção da associação, que foi criada em 1960, o Dr. Marco Sampaio é também o primeiro brasileiro a fazer parte do Comitê Internacional de Nomenclatura Anatômica Veterinária, e ainda membro efetivo do Subcomitê de Esplancnologia, equipe que decide quais termos devem ser utilizados para as estruturas anatômicas.
 
“É uma honra ser eleito presidente da associação mundial da minha área de trabalho. Ser o primeiro brasileiro a ocupar este cargo será muito importante para a imagem do país no exterior. A associação é mais ativa na Europa, Ásia e América do Norte. A associação dá suporte para a revista ‘Anatomia, Histologia, Embryologia’, que atualmente tem fator de impacto 0,615. Também mantém os comitês de nomenclatura Anatômica Veterinária, Histológica Veterinária e Embriológica Veterinária. Estes comitês discutem e resolvem que termos serão utilizados para cada estrutura do corpo dos animais. Pretendo tornar a associação mais ativa na América Latina e na África, aumentando o intercâmbio entre os anatomistas veterinários do mundo”, afirmou o professor Marco Sampaio.
 
Com uma produção acadêmica relevante, no XXXI Congresso da Associação Europeia de Anatomistas Veterinários, realizado na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Viena (Áustria) entre 27 e 30 de julho, o professor apresentou sete trabalhos.