terça-feira, 21 de março de 2017

Teresópolis intensifica vacinação contra Febre Amarela


Vacinação contra Febre Amarela - Foto: PMT

A Secretaria de Saúde começou nesta segunda-feira, 20, a campanha de intensificação da vacinação contra Febre Amarela em Teresópolis. O plano especial inclui  imunização nos PSF´s e Unidades Básicas de Saúde. O serviço já estava sendo oferecido na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca, tendo sido vacinadas 4.500 pessoas no local. Agora, com a ampliação do público-alvo, moradores entre 9 meses e 60 anos de idade, um lote com 40 mil doses chegou ao município para abastecer os  postos.

No PSF do Rosário, a procura pela vacina era grande nesta segunda-feira. Mãe de Enzo Gabriel, de 2 anos, Luana foi ao posto para se imunizar e também levou o pequeno para tomar a vacina logo no primeiro dia. “A gente sabe que não é caso de epidemia na região e que em Teresópolis não tem nenhum caso de Febre Amarela, mas é bom a gente prevenir”.

A coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar, destacou a importância da vacinação contra a doença. “As doses da vacina contra a Febre Amarela estão disponíveis em todos os PSF´s e UBS´s e são uma forma confiável de se prevenir contra a doença. Quem tem mais de 60 anos, nós pedimos declaração médica por causa dos efeitos colaterais. Essa é uma orientação do Ministério da Saúde”, explicou Daurema, pontuando que, no sábado, o posto volante esteve em Água Quente e em Vieira, no interior do município, e imunizou cerca de 400 pessoas.

A coordenadora do PSF do Rosário, Flávia Tayt-Sohn, enfatizou que a imunização terá continuidade. “As pessoas podem ficar tranquilas porque a vacinação vai continuar. Quem não conseguiu vir hoje, poderá se imunizar outro dia. Quanto aos idosos que precisam ser vacinados e ainda não têm a declaração médica, podem comparecer em nova data”.

Locais de vacinação:

PSF Fonte Santa
PSF Quinta Lebrão
PSF Meudon
PSF Rosário
PSF Perpétuo
PSF Araras
PSF Granja Guarani
PSF Beira Linha
PSF Pimenteiras
PSF Barra
PSF Vargem Grande
PSF Venda Nova
UBS Albuquerque
UBS Pessegueiros
UBS Volta do Pião
UBS Água Quente
UBS Bonsucesso
UBS Vieira
Secretaria de Saúde (Tijuca)