quarta-feira, 7 de junho de 2017

Estudantes de Direito participam de Júri Simulado


Júri Simulado - Foto: Unifeso

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), através do seu curso de Direito, promoveu no dia 31 de maio uma prática de Júri Simulado, envolvendo acadêmicos do sétimo período do curso e estudantes do ensino médio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO). A atividade faz parte da carga horária obrigatória no Estágio Criminal do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

De acordo com a professora Christiane Vaz, orientadora do Estágio Criminal do NPJ, as quatro turmas do programa foram divididas em dois turnos: manhã e tarde. Pela manhã a atividade contou com a participação dos estudantes do CESO como convidados com atuação no corpo de jurados e plateia. No período da tarde a atividade teve a participação dos acadêmicos do terceiro período do curso de Direito também na composição do corpo de jurados. Christiane contou ainda que o caso foi elaborado no início do semestre partindo da análise de Direito Comparado norteado pelo filme “O Juiz”, produzido em 2014. Ela e a professora orientadora Vera Lucia de Oliveira fizeram adaptações ao caso criminal, colocando no banco dos réus um juiz de Direito denunciado pelo Ministério Público (MP) por homicídio doloso.

“O objetivo da audiência simulada na área criminal é possibilitar que o aluno seja lançado no mercado de trabalho ciente de como proceder em audiências criminais, seja na postura de órgão acusador seja na representação de órgão defensor. Prepara o estagiário para encarar a carreira jurídica com seriedade, responsabilidade e ética acima de tudo. É uma atividade que permite que o aluno aperfeiçoe toda a teoria que aprende durante os sete períodos do curso de bacharelado em Direito na prática, no exercício da argumentação jurídica”, defendeu a professora.

A estudante Andréa Bezerra, do sétimo período do curso de Direito, participou no papel de um dos membros da acusação, ou seja, como promotora do MP. “Foi uma experiência única. Tive junto aos meus colegas a oportunidade de apresentar os conhecimentos adquiridos durante o curso e o estágio”, avaliou Andréa.