quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Semana da Música de 23 a 26/08 na Calçada da Fama

Semana da Música em junho/2017 - Foto de arquivo

Capoeira de Angola, cantigas de roda, “brinquedoteca”, música regional e de raiz farão parte, durante quatro tardes (das 16h às 17h, dos dias 23 a 26 de agosto), da Semana da Música na Calçada da Fama, no Centro de Teresópolis, uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Isso se não aparecer um Bumba-Meu-Boi ou um “fake” do Saci Pererê em pleno palco montado na ponte sobre o Rio Paquequer.

Desta vez, o evento bimestral homenageia o Folclore Brasileiro, cujo mês é agosto, com uma turma experiente e talentosa. No dia 23, a Capoeira Angolinha vai botar o povo na roda, ao som do atabaque e do berimbau, além da cantoria, com exibição impecável do jogo-luta que é brasileiríssimo por adoção, mas com raízes tipicamente africanas. Bênçãos, negativas, gingas e pernadas vão movimentar a calçada popular da cidade mais segura do estado e uma das mais belas do país, segundo pesquisa de um site de Turismo.

No dia 24, a criançada vai se divertir com as cantigas de roda apresentadas pela atriz Jeanette Albuquerque, do Grupo Pirueta, um dos mais conhecidos e tradicionais de Teresópolis. Tente descobrir se a canoa vai virar ou se os escravos de Jó vão jogar caxangá... Tomara que o cravo faça as pazes com a rosa debaixo da mesma sacada!

A tarde de 25 de agosto será do performático Xando Pernambuco, que apresentará músicas de cocos, e também da animadora Bianca e sua sortida “brinquedoteca”. Mais uma vez, a meninada vai se esbaldar!

E, fechando a Semana da Música, um grupo seleto de “habituês” do Projeto “Cultura de Raiz”, que costuma se apresentar todo primeiro domingo de cada mês na Casa de Cultura Adolpho Bloch (em Araras, também conhecido como Bairro de Fátima), vai tocar e cantar o Folclore Nordestino.