sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Unifeso realiza Ciclo de Palestras e Conferência



Evento pretende fomentar a iniciação científica - Foto: Unifeso

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou entre os dias 11 e 13 de setembro o III Ciclo de Palestras do Café Científico e a I Conferência da Floresta-Escola no Campus Antônio Paulo Capanema de Souza. A programação conjunta proporcionou maior visibilidade ao trabalho que é feito na Instituição para fomentar a iniciação científica e aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho.

O Ciclo de Palestras é um formato mais amplo do Café Científico que é um seminário realizado semanalmente, de fevereiro a dezembro, sempre trazendo um profissional para uma conversa com os estudantes. No primeiro dia, a Conferência da Floresta-Escola contou com as palestras da professora Liane Pitombo, que fez um balanço dos três anos de atividade do projeto; do professor Reginaldo Felismino Guimarães, que tratou do tema Restauração Florestal; e da professora Fabiane Aguiar Pereira, que abordou a Fauna do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO).

“A I Conferência da Floresta-Escola teve como objetivo dar visibilidade ao trabalho que estamos desenvolvendo há três anos. É um importante momento de discussão dos avanços que realizamos. Na terceira edição do Café Científico podemos rever os egressos que vieram contar como foi a iniciação científica aqui no UNIFESO e como é a Pós-Graduação stricto senso. Os egressos vieram mostrar o futuro possível para os estudantes. Isso ajuda a estimular os jovens do curso para que eles possam vislumbrar um caminho a seguir”, explicou o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso.

No segundo dia, estudantes que participam do Programa de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq) do UNIFESO, Jovens Talentos da FAPERJ, monitores de botânica e voluntários de Ciências Biológicas e Farmácia participaram do Seminário de Aprofundamento da Floresta-Escola com a professora Liane Franco Pitombo. À noite, André Luis de Alcântara Guimarães, ex-professor do UNIFESO, e atualmente professor da UFRJ, encantou os estudantes com a palestra sobre Botânica Forense. Em seguida, o egresso e mestrando pelo Jardim Botânico Luis Fernando Gonçalves da Silva apresentou o trabalho que realiza em Botânica de Altitudes.

No terceiro dia, o egresso Luiz Philippe da Silva Sergio que já completou o mestrado e atualmente é estudante de Doutorado na UERJ, palestrou sobre a importância da iniciação científica para o estudante de graduação. Além da palestra os egressos participaram de mesa-redonda sobre a Pós-Graduação no campo da Biologia, tendo como moderador o professor Renan Fernandes Loureiro.

 A egressa Noêmia Falcão Nogueira, mestranda pela UFRRJ; a mestre Keila da Silva Canuto e doutoranda pela UERJ; o mestre Luiz Philippe da Silva Sergio e doutorando pela UERJ; Mariana de Souza Oliveira mestranda pela UFRRJ; a mestre Daiana Lima Almada pela UFF; Fabiane de Aguiar Pereira, mestre pelo Jardim Botânico e que trabalha no PARNASO comentaram sobre a importância da graduação de Ciências Biológicas do UNIFESO na sua formação e dos desafios enfrentados na Pós-Graduação stricto senso.

Além dos presentes, o professor Erick Guimarães, coordenador do curso de Pós-Graduação lato senso em Gestão da Saúde e Tecnologias das Análises Clínicas e Pesquisa do UNIFESO participou da mesa-redonda através de conexão online. Encerrando as atividades da Floresta-Escola, a   professora Thereza Cristina Costa Lopes realizou a oficina de herborização com estudantes do curso de Ciências Biológicas.