terça-feira, 5 de dezembro de 2017

‘Cultura de Raiz' e 'Música na Matriz' encerram em 2017


Cultura de Raiz na última edição de 2017 - foto: PMT

Neste domingo, dia 3/12, aconteceram as últimas edições da temporada 2017 dos projetos ‘Cultura de Raiz’ e ‘Música na Matriz’, duas realizações da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e que acontecem sempre no primeiro domingo de cada mês.

Na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, durante o ‘Cultura de Raiz’, teve venda de CDs de Ivanil Rezende e Raul de Oliveira, disputadíssimos! Raul chegou a chorar de emoção ao ver a procura pelo seu trabalho. E Ivanil também ficou satisfeito com a repercussão do seu ‘O Velho é Bom’, com canções como ‘Olhando o Horizonte’ e outras. Tudo sempre acompanhado por lanche patrocinado pelo Supermercado Multi Market e a Pousada Terê Parque. A apresentação foi da atriz e conselheira estadual de Cultura, Nara Zeitune, com produção de Eliana Resende e sonorização de Iremilton Souza.

Subiram ao palco Ivanil, Raul, Paulo Medeiros, Amado Rodrigues, Zé Luís, Julico, Félix do Forró, Genaro, Tião, Roninho, Wanda Pinheiro, Zé Futrica e sua inseparável boneca Carlota. Isso além das sanfonas afinadas de Edson Rosa e Eraldo, a visita do pandeiro de Santos, morador de Guapimirim, e a voz luxuosa de Lycia Maria Figueiredo fizeram a festa da numerosa plateia, que contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Márcio de Paula, com direito a ‘jam session’ no final, com todos no palco. O ‘Cultura de Raiz’ retorno no dia 4 de fevereiro, com a primeira edição do projeto em 2018.

Já na Igreja de Santa Teresa, no Centro, a última edição do projeto ‘Música na Matriz’ em 2017 celebrou a Música e o Natal, começando com o grupo de professores da Escola de Música Villa-Lobos – Pólo Teresópolis. Com Célia Seabra na flauta e voz; Geremias Cruz no violão e Giordano Marrelli no violino, além dos alunos Raul, Gabriel, Juliana e Ana Clara nos violinos e teclado, o grupo apresentou canções da Renascença e do Barroco inglês, alemão e italiano, com destaques para ‘As Quatro Estações’, de Vivaldi, e uma ‘Ária’ de Johann Sebastian Bach, considerado o maior músico de todos os tempos.

Também presente na plateia, Márcio de Paula reverenciou o projeto. ‘A Música na Matriz existe há 23 anos e eu fiz questão de manter o projeto, que é muito bom, traz a boa música para todos, democraticamente, e é sempre emocionante’, concluiu o secretário de Cultura.

O programa continuou com o Coral Infantil da Escola George March, com singelas canções de Natal como o ‘Natal Brasileiro’, de Ivan Lins, ‘Bate o Sino Pequenino’ (versão em português para a tradicional canção natalina ‘Jingle Bell’) e a deliciosa canção do folclore brasileiro ‘Borboleta Pequenina’, entre outras. Pais, mães e parentes saíram orgulhosos da igreja. A temporada 2018 do projeto será aberta em março.