quinta-feira, 22 de março de 2018

Nova tentativa de restauração do 'Mirante das Lendas'


Mirante das Lendas - Foto: Divulgação

Diversas tentativas, ao longo dos últimos anos, vem sendo feitas para a restauração do Mirante das Lendas, importante patrimônio cultural de Teresópolis, localizado na Granja Guarani.

No sábado, dia 24, às 10h, inicia-se mais uma tentativa, com um abraço simbólico para a gravação do vídeo da campanha ‘Abrace o Mirante’. O projeto abrange, além da restauração, a construção de um complexo cultural, com sala multiuso, quiosque de alimentação, parque infantil e um anfiteatro.

O bem foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1988, após acordo pactuado com o Ministério Público Estadual em 2011, e o processo tem como principais atores a Prefeitura, o Inepac e o Instituto Cultural Cidade Viva.

Orçada em cerca de R$ 3,8 milhões, a obra tem patrocínio do BNDES. A Prefeitura de Teresópolis, junto com o ICCV, está lançando uma campanha para captar cerca de R$ 380 mil, através da Lei Rouanet, para a elaboração do projeto executivo de restauração.

“A restauração do Mirante das Lendas é um anseio antigo da população de Teresópolis e agora estamos prestes a concretizar esse sonho. Estamos há dois anos junto com o ICCV e o Inepac numa grande luta para conseguir os recursos para essa importante obra. A maior parte já conseguimos com o BNDES e agora falta muito pouco para que a obra saia do papel”, desta Márcio de Paula, secretário de Cultura de Teresópolis.

O Mirante das Lendas - Também conhecido como Mirante da Granja Guarani, por seus belos painéis de azulejos que retratam histórias contadas pelos indígenas que habitaram as terras banhadas pelo rio Paquequer, é considerado uma joia da arquitetura neocolonial. Além da beleza da construção em si, sua implantação no terreno permite ao observador uma visão de 360 graus sobre as paisagens famosas da Serra dos Órgãos, desde a 'Verruga do Frade' até as montanhas de entorno da Granja Comary.