domingo, 25 de dezembro de 2011

2012 está chegando: Cidadania é Papo ou Trabalho?


Muito se fala em cidadania e participação política. A maioria se considera consciente, politizado e até "ativista". Mas, na prática, nunca se viu tanta manipulação de opinião e alienação. Uma mentira bem tramada e divulgada no lugar certo, na hora certa, vira verdade absoluta, indiscutível e sem defesa.

A grande mídia promove verdadeiros tribunais de exceção, em que culpados sequer são citados e inocentes tem suas vidas destruídas para sempre, e o que é pior: o povo que se julga "cidadão e atuante", lê, não discute, repercute e engole... sem nunca chegar a conhecer a verdade ou se importar com ela. Até porque, ser contra o que é dito na grande mídia é sempre "suspeito" e pode comprometer quem não repete a cantilena e não concorda com os "especialistas" de plantão.

Mas então o que fazer? Acredito que a verdadeira atuação é fazer bem, ou da melhor forma possível, a nossa função social, seja humilde ou muito importante. Pode não parecer "combativo" ou cheio de glória, mas é o que faz, na realidade, os problemas serem solucionados. É substituir o "papo furado" por produtividade, falar menos e trabalhar mais... sei que falar é bem mais fácil e criticar é sempre mais divertido e popular do que trabalhar, mas acreditem, sem função real na sociedade, você pode ser muito bem intencionado, mas sua única função no mundo é pertencer à imensa massa de manobra, chamada pela elite dominante de "povo".

Claro que isso pode não ser verdade... aliás, democracia verdadeira é o resultado ponderado e com regras definidas, das 'verdades' individuais... mas é bom pensar um pouquinho! Desejo a todos um 2012 cheio de paz e... muito trabalho!

Luiz Carlos