terça-feira, 20 de dezembro de 2011

3º simulado do Sistema de Alerta contra chuvas reuniu mais de 1.200 moradores

Corta Vento, Quinta Lebrão, Fonte Santa e Pimentel

Quinta Lebrão no dia do simulado - Foto: Davi Almada

Cerca de 1.250 moradores das comunidades do Corta Vento, Quinta Lebrão, Fonte Santa e Pimentel participaram do simulado de funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme realizado, no último domingo, 18/12, pela Prefeitura, em parceria com o Governo Estadual, e o apoio do Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Grupo de Radioamadores e Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs).

O exercício consistiu no acionamento das sirenes instaladas nas comunidades, solicitando que os moradores saíssem de suas casas e se dirigissem para os pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil. “Com este simulado, finalizamos a etapa de treinamento nas 11 comunidades onde estão instaladas as sirenes de alerta e alarme. Agora, vamos continuar com o trabalho de preparação dos moradores para que todos saibam como atuar em casos de desastres naturais”, frisou o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, informando que as equipes voltarão a algumas comunidades para instalar mais sirenes visando a total abrangência do sistema.

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Com o auxílio do sinal emitido pelos equipamentos, eles conduzirão os moradores para locais seguros.