terça-feira, 3 de abril de 2012

Cultura de Raiz comemorou três anos com grande festa


O bolo da Festa - Foto: Cláudio Furtado

Com plateia lotada e muita animação, a Casa de Cultura Adolpho Bloch viveu uma manhã de grande festa no último domingo, 1º de abril, com o 3º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2012. A edição especial comemorou em grande estilo o terceiro aniversário de criação do projeto, hoje um dos carros-chefes da Secretaria de Cultura.

"Descobrimos ótimos valores na música caipira e demos voz àqueles que não dispunham de espaço para mostrar seu talento. Parabenizo ao Beto Selig, à coordenadora Andrea Sant Anna, à produção do projeto, aos artistas e, principalmente, ao público que lota nosso auditório sempre no primeiro domingo de cada mês", comemorou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Seguindo formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e lanche à moda caipira, a edição especial teve inúmeras atrações, contando com a participação de diversos artistas, que divertiram o público e renderam homenagens ao projeto.

Em meio à festa, uma queda de energia obrigou os artistas a se apresentar à capella, mas isso não desanimou o público, que participou ainda mais, aplaudindo as apresentações de Moacir Rosa e Vera Boccard, o forró de Seu Timbira e sua trupe, a participação de Wanda Pinheiro, com 'É preciso saber viver', e do repentista Zé Rodrigues, entre outros.

Música, bolo e parabéns

Um dos momentos mais especiais foi o do Parabéns. Fugindo ao tradicional, Cândido Neto emocionou a todos com o 'Parabéns' de Teixeirinha, em ritmo de valsa caipira. No palco, um grande bolo de aniversário pelos três anos do Cultura de Raiz marcou o momento, tendo as velas apagadas pelo apresentador Beto Selig, o Subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello, e o Secretário Ronaldo Fialho. Ronaldo, aliás, que é também compositor e cantor, protagonizou outro ponto alto da edição de aniversário, interpretando 'Teresa', música de sua autoria muito conhecida do público e que completa 30 anos em 2012.

O público presente se deliciou. “É realmente muito bom. Um ambiente gostoso, saudável, com cara de domingo na roça. Uma delícia”, elogiou Lucy Andrade. “Já estive aqui algumas vezes e fiz questão de vir para a edição de aniversário. Foi ótimo. Adorei”, comentou Maria Ribeiro.

O Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009 e tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz, com edições realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.