quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estudantes de Direito discutem Sustentabilidade Ambiental


Sustentabilidade Ambiental - Foto: Unifeso

Há dois meses o professor Nilton Cezar Flores, da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou no Rio de Janeiro o livro “A Sustentabilidade Ambiental em suas múltiplas faces”, juntamente com os professores Ana Alice de Carli e Pedro Saavedra Avzaradel, do curso de Direito, e Nelsom Jose Veiga de Magalhães, do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e colaboradores da obra. Foi em torno do tema do livro que aconteceu, no dia 23 de agosto, um bate-papo entre estudantes e professores do curso de Direito do UNIFESO com o autor e convidados.

“O bate-papo com o autor é um evento já tradicional do curso de Direito e que prima pela informalidade”, disse a professora Tania Barone, coordenadora do curso, ao abrir o evento que também contou com a presença do professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Graduação; e da professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), além dos professores convidados Ana Paula Caldeira, doutoranda em Direito Público; Pedro Avzaradel e Ana Alice de Carli, do UNIFESO. No encontro, o professor Nilton Flores destacou a importância da multidisciplinaridade nessa temática. “Se você observarem, o livro buscou pontos de convergência para a sustentabilidade dentro das diversas áreas do conhecimento”, contou.

Sobre a obra

O livro consiste em um conjunto multidisciplinar de reflexões sobre a sustentabilidade ambiental, considerando os constantes sinais de exaustão do meio ambiente em razão da falta de cuidado da humanidade em relação a ele. A obra coletiva, que faz parte de um projeto de pesquisa apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo democratizar questões relevantes à construção de uma cidadania ecológica.

“A obra, de altíssima qualidade, possui a felicidade de reunir três professores do UNIFESO como autores, demonstrando que a Instituição está bem servida de pensadores dedicados às questões que envolvem a sustentabilidade, conceito central no seio de todas as ciências atualmente, indispensável para construção de uma nova sociedade e para a manutenção de um ambiente ecologicamente equilibrado. Por essa razão, o livro merece ser brindado e celebrado tanto pelos docentes como pelos discentes”, destacou o professor Pedro Saavedra, que assina o oitavo artigo do livro, intitulado ‘Desenvolvimento Sustentável e Regularização Fundiária: impasses diante da tutela ambiental e da provável alteração do Código Florestal Brasileiro’.

Já a professora Ana Alice contribuiu com o artigo que inicia a obra, intitulado ‘Educação Ambiental como Premissa Inafastável à Sustentabilidade do Acesso à Água Potável: para as gerações presentes e futuras’. Por sua vez, o professor Nelsom Veiga, escreveu o nono artigo, ‘Desenvolvimento Sustentável de Novos Produtos’.