terça-feira, 18 de setembro de 2012

UNIFESO realiza III Jornada Odontológica


Nos dias 20, 21 e 22 de setembro acontece a “III Jornada Odontológica – Professor Laucyr Pires Domingues”, no Campus Sede. Promovida pelo curso de Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e pelo Diretório Acadêmico Laucyr Pires Domingues (DALPD), o evento vai abordar o tema “Odontologia Baseada em Evidências – Desenvolvendo Qualidade no Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Coordenada pelo professor Wagner Pereira Coutinho Filho, a jornada tem como objetivo divulgar e ampliar o debate em torno do que está sendo explorado na vanguarda odontológica, bem como desenvolver atividades que contemplem a tríade ensino-pesquisa-extensão no curso de Odontologia, aproximando e compartilhando diferentes saberes desse âmbito da saúde.

Durante os três dias, alunos e egressos da graduação e pós-graduação de Odontologia do UNIFESO, além de estudantes de outras instituições, profissionais de saúde e sócios da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) vão participar de palestras com professores convidados, apresentação oral de painéis eletrônicos e atividades práticas (hands on).

A programação

A Jornada Odontológica tem início no dia 20, às 9h, com uma homenagem ao professor Laucyr Pires Domingues, na Clínica-Escola de Odontologia. Em seguida, às 10h30, acontece no Auditório Omar Magalhães, a palestra “Odontologia Baseada em Evidências”. A apresentação oral dos Painéis Eletrônicos acontece a partir das 13h30, na sala 503 do prédio Afif Georges Farah. Às 14h45 e 16h15, respectivamente, acontecem na Sala de Multimídia do prédio Afif, as palestras “Riscos da Utilização da Luz no Clareamento Dental” e “Reabilitação Facial”.

No dia 21, as atividades acontecem a partir das 9h, na Sala de Multimídia do prédio Afif Georges Farah, com a palestra “Mini-implantes como Suporte de Tratamento Ortodôntico”, e em seguida, “Medicina Periodontal”, e “Higiene Oral iTOP: Mitos e Verdades”. À tarde os temas serão “Apresentação Oral dos Painéis Eletrônicos” e “Cirurgia de Dentes Inclusos”.

As palestras “Estratégias Clínicas na Prevenção do Câncer de Boca” e “Manejo do Paciente Oncológico” acontecem no dia 22, a partir das 9h, na Sala de Multimídia do prédio Afif Georges Farah. Às 12h, será a apresentação oral dos Painéis Eletrônicos, na sala 503 do prédio Afif Georges Farah, e às 13h, a premiação dos painéis eletrônicos e encerramento da Jornada.

Os três dias da Jornada Odontológica também vão contar com atividades práticas (hands on), no laboratório 4. No dia 20, às 14h, os participantes tratam da “Estética”, no dia 21, “Endodontia – Instrumentação Rotatória PROTAPER Wave-One”, às 9h, e “Implantodontia”, às 14h. E no dia 22, “Plástica Periodontal”, às 9h.