terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Educação de Jovens e Adultos com vagas disponíveis


Aulas do EJA começam hoje - Foto: AssCom PMT

Mesmo iniciando suas aulas nesta segunda-feira, 18/02, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino ainda tem vagas e aceita matrículas em seus cinco pólos. A EJA é a melhor opção para quem tem 18 anos ou mais e quer concluir o Ensino Fundamental com qualidade e em menos tempo. A metodologia e currículo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) são específicos para jovens e adultos, e conta com oficinas especiais, ofertadas uma vez por semana.

Em Teresópolis funcionam cinco pólos da EJA: quatro na zona urbana e um na zona rural. Na zona urbana, a Escola Municipal Maçom Lino Oroña (Tijuca) atende alunos do primeiro segmento (1ª a 5ª etapas), e os pólos das escolas municipais Beatriz Silva (Barra), Cerom (São Pedro) e Ginda Bloch (Alto) atendem ao segundo segmento (6ª a 9ª etapas). Na zona rural, a Escola Professora Mariana Leite Guimarães, localizada em Bonsucesso, recebe os alunos da 6ª a 9ª etapas.

“Criamos critérios para matrículas na EJA, como a defasagem idade/série de três anos e a apresentação de declaração de trabalho para alunos menores que necessitam estudar no horário noturno. Continuamos com aulas do núcleo comum em quatro dias da semana e as oficinas em um dia, que pode ser segunda ou sexta-feira, dependendo da estruturação de cada pólo”, explica Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA na Rede Municipal.