quinta-feira, 30 de maio de 2013

1º Seminário Teresopolitano de Turismo


Seminário teve bom público

Com a presença de autoridades e empresários ligados ao turismo, aconteceu nesta terça-feira, 28/05, o 1º Seminário Teresopolitano de Turismo: Aventura e Ecoturismo Por Excelência. Realização da Prefeitura, com coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, o evento foi destinado prioritariamente a empresários dos setores hoteleiro e gastronômico, profissionais de agências de viagens e de turismo e de empresas de transporte, e teve ainda a participação de alunos do Curso de Turismo da UERJ, campus de Teresópolis.

“É a primeira vez que o turismo está sendo tratado com profissionalismo, com especialistas no assunto norteando os rumos que a cidade deve tomar para fazer crescer esse importante segmento da economia local”, pontuou Leonardo Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Turismo.

Na primeira palestra do Seminário, o subsecretário municipal de Turismo, Eduardo Mielke, lembrou a importância da criação do Sistema Municipal de Turismo, que integra a secretaria, o Teresópolis Convention and Visitors Bureau e Conselho Municipal de Turismo, o que possibilita que as pessoas envolvidas com a atividade “falem a mesma língua”.

Mielke apresentou dados de uma pesquisa feita para apontar quais são as motivações que levam turistas a vir para Teresópolis. Oitenta e nove por cento se dizem atraídas pela natureza; 76% porque consideram Teresópolis uma cidade rural; 71% pelo clima e apenas 4% sobem a serra para fazer compras.

O subsecretário considerou que algumas posturas do comércio local precisam ser repensadas, como passar a abrir suas lojas aos domingos e feriados, porque induzem os turistas a permanecer por mais tempo na cidade. Disse que o turismo de aventura é uma tradição da cidade que precisa ser valorizada.

Mielke lembrou que a cidade tem um parque federal, um estadual e um municipal, que precisam ser cada vez mais incluídos em roteiros para atividades como rapel, escalada de montanhas e caminhadas. O subsecretário quer “puxar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos para dentro da cidade”, ativar o Parque Estadual dos Três Picos e avançar na integração do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ao turismo de aventura. No parque municipal está a Pedra da Tartaruga, muito utilizada pelos praticantes de rapel.

Disse ainda que é importante dividir as estações do ano, sob a ótica do turismo, e produzir atividades apropriadas para cada uma delas. Lembrou a importância da realização de eventos específicos para a baixa estação e até para dias da semana em que o número de turistas é naturalmente reduzido na cidade. Previu que, num futuro próximo, cada restaurante e hotel poderão ter seus próprios eventos.

Um calendário nesse sentido será apresentado em breve pela Secretaria Municipal de Turismo. Mielke lembrou a associação entre a natureza exuberante do município e a necessidade de um foco na política de carbono zero. Contou que, seguindo a mesma linha, pelo menos dez hotéis do município já estão adquirindo produtos orgânicos de agricultores locais, pratica que vem crescendo em todo o mundo.