terça-feira, 18 de junho de 2013

3ª Conferência Municipal de Cultura


Casa de Cultura Adolpho Bloch - Foto de arquivo

Na quarta-feira da próxima semana, dia 26 de junho, será realizada a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento será realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, das 8h30 às 18h, e tem como objetivo concluir a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis.

Na ocasião, será apresentado à sociedade o Plano Municipal de Cultura, elaborado a partir das propostas nascidas nas duas conferências anteriores, e a minuta da Lei que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura. O procedimento finaliza a criação do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura de Teresópolis, o que vai agilizar o repasse de recursos para o desenvolvimento do setor, permitindo inclusive o repasse direto fundo a fundo.

“A realização da 3ª Conferência representa mais uma oportunidade para concluir a questão das políticas públicas culturais da cidade, legitimando este processo como um exercício democrático de cidadania. Teremos um dia inteiro de debates, troca de ideias e informações, com a participação da sociedade e de autoridades no assunto, definindo os rumos da cultura em Teresópolis”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A 3ª Conferência Municipal terá a participação de representantes de instituições culturais e educacionais, de associações, de organizações não-governamentais, do poder público e da sociedade civil. Com relação aos eixos temáticos, seguirá o cronograma da 3ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em novembro tendo como tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Na programação em Teresópolis, estão previstas mesa redonda e apresentações de entidade culturais, nas esferas municipal, regional, estadual e federal, incluindo abordagem da Secretaria de Cultura, a respeito das ações executadas e do próprio documento do Plano Municipal de Cultura. Ainda durante o evento, serão eleitos os delegados municipais que representarão Teresópolis durante a Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em julho deste ano. A 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Estadual de Cultura.

As inscrições para a 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis serão realizadas no próprio dia 26 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), no período de 8h30 às 9h30.

Plano de Cultura

Será realizada nesta quarta-feira, 19 de junho, às 18h, na Sala dos Conselhos (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190 – Centro), reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura para a aprovação do Plano Municipal de Cultura. O encontro foi definido da última reunião regular do conselho, ocorrida em 29 de maio.

Programação da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis

Dia 26 de junho – Casa de Cultura Adolpho Bloch
8h30 às 9h30 – Credenciamento
9h30 às 10h – Café
10h às 15h – Abertura e composição da mesa
10h15 às 1045 – Apresentação da Secretaria Municipal de Cultura
10h45 às 11h15 – Apresentação da Secretaria Estadual de Cultura
11h15 às 11h45 – Apresentação do Ministério da Cultura
12h às 13h45 – Almoço
13h45 às 14h – Reabertura e composição da mesa
14h às 16h – Mesa redonda
16h às 16h30 – Apresentação do Fórum Municipal de Cultura
16h30 às 17h – Apresentação do Fórum Serrano de Gestores de Cultura
17h às 17h30 – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura
17h30 às 17h45 – Informes da Secretaria de Cultura

17h45 – Encerramento