sábado, 22 de junho de 2013

Estudantes do UNIFESO promovem atividade de saúde bucal


A saúde começa pela boca - Imagem ilustrativa

Estudantes do primeiro período do curso de Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) estão realizando com pais e alunos inscritos no Núcleo de Futsal da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Teresópolis (SMEL) palestras sobre higiene bucal e prevenção de cárie toda sexta-feira do primeiro semestre de 2013.

A atividade, que envolve 54 estudantes, faz parte da Integração Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC), que são atividades práticas que consideram a articulação entre ensino, pesquisa e atenção à saúde em cenários diversificados, incorporando a participação popular, o controle social e o protagonismo estudantil.

Os professores Alexandre Suarez, Fátima Freitas, Licínia Maria Damasceno e a coordenadora do curso Monique Sandin auxiliam os estudantes durante as atividades de ensino e aprendizagem. A estudante Erika de Faria diz que “além de estimular o aprendizado na sala de aula é uma ótima experiência para futuramente tratarmos nossos pacientes”.

David de Oliveira, seis anos e aluno da escolinha de futsal, diz que adora a atividade e que já aprendeu muitas coisas com os estudantes de Odontologia como, por exemplo, escovar os dentes e colocar pouca pasta na escova. Elizabeth de Paula Souza, tia de David, diz que essa atividade é de grande importância porque "ensina as crianças como usar direito a escova de dentes, porque às vezes os pais explicam mas eles não dão muita atenção".