terça-feira, 23 de julho de 2013

Semana Mundial da Amamentação em Teresópolis


Semana Mundial da Amamentação

Com o tema local “O sucesso da amamentação depende de habilidades que apoiem a mulher durante este processo", acontecerá de 1 a 7 de agosto a Semana Mundial da Amamentação 2013. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da existência de grupos de apoio às mães, para que elas iniciem e mantenham essa prática que garante a saúde delas e de seus bebês.

Para marcar a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma Caminhada de Promoção do Aleitamento Materno, no dia 3 de agosto. Aberto à participação da sociedade, o evento terá início às 14h, com concentração na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Palestras, debates, exibição de vídeos e jogos educativos são outras ações que estão sendo planejadas pelas unidades de saúde do município.

Atualmente, a cidade possui quatro títulos de ‘Unidades Amiga da Amamentação’: o Centro Materno Infantil e o PSF da Barra do Imbuí, na zona urbana, e as Unidades de Saúde da Família de Venda Nova e de Vargem Grande, no interior do município. Política pública voltada para o sucesso do aleitamento materno, o título é concedido às unidades que cumprem os dez passos para o sucesso da amamentação, passam pelo treinamento da equipe e pelo aconselhamento permanente de gestantes e nutrizes.