terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cardápio exclusivo para alunos com necessidades especiais


Eduarda, de 8 anos, é uma das estudantes atendidas 

O Serviço de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a empresa terceirizada que fornece alimentação para as unidades escolares do município, oferece em seu serviço cardápios exclusivos para alunos com necessidades especiais matriculados na rede municipal de ensino. Os cardápios destes alunos são cuidadosamente avaliados por nutricionistas, elaborados e servidos exclusivamente para cada caso.

O requerimento do serviço deve partir dos responsáveis que apresentam às escolas documentação médica solicitando atendimento nutricional especial. A partir daí, é preenchida uma ficha e enviada para o Serviço de Educação Alimentar da SME, que avalia, elabora e serve as refeições de que ao aluno necessita em um cardápio especialmente desenvolvido para ele.

Em algumas unidades, como a escola municipal em tempo integral, Professora Aclimea de Oliveira Nascimento, localizada no bairro de São Pedro, o serviço chega a atender cerca de 20 alunos. Para evitar confusão, a equipe diretiva criou um sistema em que as crianças portadoras de necessidades especiais são fotografadas e seus cardápios, com restrições alimentares, são anexados às fotos e exibidos na parede da cozinha da escola.

“Nós nos preocupamos em atender nossos alunos com necessidades especiais. Temos casos em que a restrição alimentar é tão séria que pode levar a criança a graves problemas de saúde. Nestes casos, a SME já nos atendeu em um período de menos de 24 horas. Em outros casos, a média de atendimento é de até 10 dias. Não vejo, nem mesmo na rede particular, esse padrão de atendimento que hoje nós ofertamos aos nossos alunos”, salienta Carla de Cunto Carvalho, diretora da Escola Aclimea Nascimento.