terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Prefeitura capacita equipes técnicas em calamidades públicas


Curso sobre calamidade e socorro - Foto: Marco Esteves

Na última sexta-feira, 7/02, as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participaram de um curso sobre calamidade pública, ministrado pela organização não governamental Padrão Águias da Aventura Objetiva. Durante a capacitação, foram abordados procedimentos e diretrizes para a preparação e pronta ação em situações de calamidades e emergências, com foco no gerenciamento de abrigos destinados à proteção social.

Participaram do curso funcionários dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do plantão social e os operadores técnicos do Programa Bolsa Família. A ação faz parte do planejamento técnico que vem sendo elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social para ser incluído no plano de contingência do Município, em parceria com as demais secretarias.

A assistente social Ana Maria também aprovou a capacitação. “Em 2011 houve um despreparo porque ninguém contava com uma tragédia daquela dimensão. Essa capacitação é importante para ficarmos mais preparados para atuar em alguma eventualidade”, opinou.

O Padrão Águias da Aventura Objetiva, que constitui a 1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente, fundado em 1985, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de caráter social e educativo para a preservação do meio ambiente e da vida.