quinta-feira, 13 de março de 2014

Escola de Teresópolis recebe projeto sócio-esportivo da FIFA


Alunos do CEROM participam do projetoFoto: Marcelo Ferreira

Com o objetivo de promover o futebol e a cidadania entre os jovens teresopolitanos, o Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM), localizado no bairro de São Pedro, foi escolhido para receber o projeto Jogando pro Futuro. Uma iniciativa da Instituição do Homem Novo (IHN) com patrocínio do programa Football For Hope, da FIFA e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto tem a proposta de utilizar o futebol como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento social, ensinando valores de cidadania e coletividade.

O Football for Hope, é um movimento global da FIFA que visa usar a força do futebol para atingir um desenvolvimento social sustentável, dando aos jovens e crianças do mundo inteiro ferramentas valiosas que farão a diferença nas suas vidas. O Football for Hope é o patrocinador do projeto Jogando pro Futuro, da Instituição Novo Homem, um dos 42 projetos sociais aprovados no Brasil pela FIFA no ano da Copa do Mundo.

Projeto Jogando pro Futuro

O Jogando pro Futuro tem a proposta de realizar treinos de futebol na quadra da escola sob a supervisão de um professor de educação física e ofertar oficinas de cidadania com uma educadora em outro espaço escolar. Os alunos inscritos no projeto ganham uniformes completos, de treino e de jogo, além de terem acesso gratuitamente a todo o material necessário para a prática do futebol.

O Projeto visa ainda promover passeios externos com os alunos, que tem idade entre 11 e 17 anos. São duas turmas de 24 jovens cada e as aulas ocorrem todas as segundas e quartas-feiras no CEROM das 17h30 às 20h30.

Embora já esteja em desenvolvimento desde janeiro, o projeto Jogando pro Futuro terá sua apresentação oficial para a comunidade no dia 7 de abril no próprio CEROM. No dia do evento os alunos irão estrear seus uniformes de jogos, a abertura do evento será feita pela banda marcial do CEROM, tocando o Hino Nacional. Estão previstas duas horas de atividades esportivas entre os participantes. A solenidade inaugural contará também com a presença de representantes do CEROM, da IHN e da Secretaria Municipal de Educação.