sábado, 1 de março de 2014

Teresópolis pode ter cobertura 4G e ampliação da rede 3G


Tecnologia 4G em Teresópolis

Devido a sistema defasado de telefonia móvel em Teresópolis, o vice-prefeito Márcio Catão e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Tucunduva, se reuniram com o superintendente da área de projetos da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Roberto Martins. O encontro aconteceu na última quarta, 26/02, na seda da agência, em Brasília.

Foi levada à Anatel a necessidade de ampliação da rede 3G e instalação da 4G no município durante o período da Copa do Mundo 2014. “A preocupação do Governo é atender as necessidades da nossa população, bem como as dos visitantes que estarão na cidade durante o Mundial. Estamos buscando, junto à Anatel, essa melhoria tanto para telefonia móvel quanto para serviços de internet. Receberemos profissionais da imprensa de diversos lugares que transmitirão imagens, não só da Copa, mas também da nossa cidade para todo o mundo”, explicou Márcio Catão, também presidente da Comissão da Copa.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Tucunduva, fará um relatório formal solicitando que seja ampliada a rede de cobertura das quatro operadoras de telefonia celular que atendem o município: Claro, Vivo, Tim e Oi. Entretanto, durante o encontro, já ficou decido que até o final de abril, a tecnologia 4G estará cobrindo 50% da cidade, exceto 2º e 3º Distritos, e será potencializado o sinal do 3G visando o descongestionamento no tráfego de ligações.

“Dentre as cidade que estão sendo priorizadas por causa da Copa do Mundo, Teresópolis foi a primeira a apresentar suas demandas. Somos a casa da Seleção Brasileira e não podemos ter um sistema de telefonia móvel e internet tão ruim. Além disso, este é um legado que ficará conosco, não será apenas no período da Copa. Estamos sendo beneficiados com a realização deste evento e com isso teremos uma melhora significativa nos serviços oferecidos pelas operadoras”, concluiu Carlos Tucunduva.

Ainda durante a reunião, o superintendente Roberto Martins marcou uma reunião com representantes das operadoras que atuam em Teresópolis para agilizar o processo de ampliação da tecnologia na cidade.