quarta-feira, 30 de abril de 2014

Educação para o trânsito em Creche Municipal


Crianças se divertem e aprendem - Foto: Marcelo Ferreira
 
Com o objetivo de despertar nos pedestres e motoristas uma maior conscientização para valorizar e preservar a vida, através de pequenas atitudes que fazem a diferença, a Creche Municipal Mariazinha Jannotti recebeu o projeto Salva Vidas no Trânsito que apresentou, para alunos e responsáveis, dicas de prevenção e segurança através de vídeos e brincadeiras.
 
Desenvolvido inicialmente em Teresópolis pelos especialistas Eliandro Canto e Miguel Ângelo, o projeto Salva Vidas no Trânsito apresenta palestras de educação no trânsito para crianças, jovens e adultos, e já alcançaram mais de quinze mil pessoas. O objetivo do projeto é educar através de dicas de prevenção e segurança, promovendo uma mudança no comportamento dos usuários das vias, bem como fortalecendo o conceito de cidadania.
 
Suzana Pedrosa, diretora da Creche Municipal Mariazinha Jannotti, explica que o convite para a apresentação partiu do projeto pedagógico desenvolvido na unidade escolar. “Eu já conhecia o projeto e como esse ano estamos trabalhando o tema “O mundo por onde andamos cabe na escola”, onde abordamos também os meios de transporte e a segurança no trânsito, achamos pertinente a presença deles, já que o trabalho que desenvolvem é muito interessante”, disse.
 
Além de se apresentarem para as crianças, onde o material especialmente desenvolvido para essa faixa etária é apresentado no site Clubinho Salva Vidas (www.clubinhosalvavidas.com.br), os pais e responsáveis também foram convidados a participar em uma apresentação composta em outra linguagem. “Os pais também devem ter essa consciência e nossa ideia é realmente fazer a diferença na educação das pessoas”, finalizou a diretora.