quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente em Teresópolis


Dia Mundial do Meio Ambiente - Foto: Portal Terê

Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, preparou uma programação especial, que será realizada entre os dias 2 e 7 de junho, em vários pontos da cidade, aberta ao público. Entre as atividades, trilha ecológica, exibição e filmes, palestra, exposição, teatro e ação ambiental nos bairros. Na ocasião, também será lançado o edital para captação de projetos a serem realizados com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

No dia 2/06, às 13h30, acontecerá uma trilha ecológica no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis – Sede Santa Rita, no 2º Distrito. Dando sequência, no dia 3, terá reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, as 17h30, no Teatro da Prefeitura, na qual será lançado o edital para captação de projetos a serem realizados com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Pessoas jurídicas, como ONGs e associações de moradores, poderão apresentar projetos nas áreas de Água e Esgoto, Unidades de Conservação Ambiental, Coleta Seletiva, Educação Ambiental e Reflorestamento. A verba total a ser investida será de R$ 300 mil, assim poderão ser contemplados até seis projetos, no valor de R$ 50 mil cada.

“Foi possível arrecadar esse recurso através de compensações ambientais, pagamento de multas e de licenciamento ambiental. O objetivo é lançar um edital anualmente. Assim, quem não for selecionado agora terá nova chance no próximo ano e quem for contemplado poderá ampliar o projeto posteriormente”, frisou o secretário de Meio Ambiente, André de Mello, pontuando que esta será uma excelente oportunidade para a população participar efetivamente, contribuindo para a preservação do meio ambiente no município. O edital será publicado no Diário Oficial no dia 4 de junho.

Ainda no dia 3, às 19h30, no campus sede do Unifeso, no Alto às 19h30, haverá exibição de filmes no Circuito Tela Verde. A palestra ‘Educação ambiental: a arte como ferramenta de ensino e aprendizagem’ será ministrada pela professora Verônica Bonfim na quarta, dia 4, às 18h, no Auditório Multimídia Afif Georges Farah - campus sede do Unifeso.

No dia seguinte, 5, entre 9h e 17h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima, o público poderá visitar estandes de várias instituições e empresas que investem em trabalhos de conscientização ambiental, como o Parque Nacional Serra dos Órgãos, Grupo Petrópolis e Cedae. Os visitantes também terão acesso aos produtos da Feira Agroecológica. No local, haverá apresentações teatrais às 10h e às 14h.

Encerrando a programação, no sábado, 7, das 8h às 12h, o bairro de Paineiras receberá o projeto Ação nos Bairros, levando informação e atendimento à comunidade. A iniciativa já foi promovida em outros locais do município, como no Vale da Revolta, Ilha do Caxangá e na Fonte Santa, e conta com a participação de secretarias municipais como de Desenvolvimento Social, Defesa Civil e de Serviços Públicos.

Para De Mello, o amplo serviço de conscientização e comprometimento da Secretaria de Meio Ambiente junto à população na busca da preservação e renovação do meio ambiente é um trabalho fundamental. “Cuidando do que já existe, ou semeando futuras árvores, a Prefeitura investe de forma consistente no trato ambiental do município”, finalizou.