quarta-feira, 4 de junho de 2014

Educação Infantil Municipal ensina brincando


Aprender brincando - Foto: Sec. Educação

Brincar é um direito de toda criança e a Educação Infantil Municipal entende a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem nesta faixa etária. Nas creches municipais as atividades desenvolvidas pelas equipes pedagógicas vão além do lugar comum, utilizando muita criatividade e inspiração por parte das educadoras, já que na educação pré-escolar as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a conviver em grupo.

Na Creche Municipal Missionário Manoel Mello Silva (Agriões), por exemplo, as mamães e seus filhos participaram recentemente de um café da manhã onde realizaram um desfile com acessórios dos responsáveis, apresentações musicais e distribuição de lembrancinhas. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade.

Outro destaque recente na Educação Infantil Municipal, a Creche Profª Rosália Martins de Lima Silva, em Fonte Santa, organizou em parceria com o Sesc Teresópolis uma visita do Mágico Patrick que encantou e intrigou as crianças com truques de ilusionismo.

“Os pequenos se divertiram para valer, participando desses momentos mágicos. Todos das turminhas do Berçário ao Jardim aproveitaram muito a presença do Mágico Patrick, e ninguém conseguiu esconder um lindo sorriso”, comentou a professora Cristina Pacheco.