sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Tour do Rio de ciclismo em Teresópolis. Confira como fica o trânsito

Tour do Rio - Imagem de arquivo

Considerada a maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, o Tour do Rio está em sua quinta edição e, este ano, vai acontecer nos dias 29 e 30 de agosto, em Teresópolis.

Reunindo atletas de várias partes do mundo e cerca de 600 pessoas, entre técnicos, logística e competidores, a prova terá um total de 140 ciclistas, divididos em 10 equipes – 5 nacionais e 5 internacionais. Os competidores vão percorrer cerca de 830 km ao longo do estado do Rio de Janeiro, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras.

Esquema de trânsito na cidade

Saindo de Três Rios, os competidores chegarão a Teresópolis pela Estrada Teresópolis-Itaipava, no dia 29, por volta das 14h30. Seguirão pela Av. Presidente Roosevelt até a Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea, que estará interditada. Eles vão passar pela Av. Lúcio Meira, sentido Alto, em direção à Prefeitura, onde fica a linha de chegada.

No Centro, o trânsito, no sentido Alto, a partir das 13h até as 17h, vai seguir em contramão na Av. Lúcio Meira, na altura da Calçada da Fama até a Av. Feliciano Sodré, na altura da Pavan, onde o tráfego volta para a mão normal seguindo para o Alto.

No sentido Várzea, os veículos que vierem do Alto serão desviados na Reta, na altura do Green Fruit, para a Rua Magé, seguindo pela Rua Nilza Chiapeta até a Rua Tenente Luiz Meirelles e passando pela Rua Waldir Barbosa Moreira (a da Rodoviária). Deste ponto, continuarão pela Avenida Delfim Moreira, onde poderão seguir no sentido da Matriz de Santa Teresa ou entrar na Rua Jornalista Délcio Monteiro (antiga Olegário Bernardes) e pegar a Avenida Lúcio Meira.

Quem precisar ir para o bairro de São Pedro, deverá seguir pela Lúcio Meira até o cruzamento com a Rua Tenente Luiz Meirelles, sem passar pela Rua Djalma Monteiro, que também estará interditada. Esses desvios acontecem a partir de uma hora da tarde, até as 17h.

Os ciclistas ficarão na cidade até sábado, dia 30 de agosto, quando seguem para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura às 7h da manhã. Neste dia, a partir das 6h da manhã, na Várzea, o fluxo viário sentido Alto será desviado na R. Djalma Monteiro, acessando a R. Carmela Dutra em seguida, podendo retornar para a Av. Feliciano Sodré a partir da Rua Nova Friburgo.
 
O Tour do Rio promove a bicicleta como esporte, lazer e meio de transporte, e impulsiona a economia de cada região por onde passa.